Educação pública é destaque em congresso internacional

Encontro reuniu mais de 5 mil educadores de todo o mundo

A Educação desenvolvida pela rede municipal de Rio das Ostras foi destaque no 11º Congresso Internacional de Pedagogia de Cuba, realizado entre os dias 25 e 30 de janeiro. A apresentação dos projetos do município – Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente e projeto pedagógico da Casa da Educação de Rio das Ostras – foi elogiada pela organização do evento e pelo público presente.

"O trabalho de Rio das Ostras é muito interessante, já que envolve não só os alunos, mas toda a comunidade; o que é muito importante para promovermos o desenvolvimento sustentável", elogiou o presidente da banca examinadora do debate, Elio Lorenzo.

Para Lorenzo, especialista do Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba, a experiência apresentada por Rio das Ostras na área ambiental demonstra que é possível realizar propostas com resultados concretos.

"O município está de parabéns pelo trabalho eficaz que vem desenvolvendo junto à comunidade pela preservação do meio ambiente com resultados bastante satisfatórios", disse.

A coordenadora da banca avaliadora do projeto da Casa da Educação também exaltou a qualidade do trabalho desenvolvido na formação inicial e continuada dos educadores.

"É muito gratificante ver um município investir tanto na qualificação de seus educadores como Rio das Ostras. Essa iniciativa contribui para melhorar a qualidade do ensino e fortalecer a rede de coletivos educadores", enfatizou.

Apresentação – O tema da 1ª Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente de Rio das Ostras foi apresentado no dia 28 pelas coordenadoras do Núcleo de Educação Ambiental (Neam) do município, Cláudia Corrêa e Selma Nunes.  Já a apresentação do projeto pedagógico da Casa da Educação foi feita no dia 29 pela coordenadora pedagógica do município, Márcia Corrêa.

         "A seleção dos projetos desenvolvidos por Rio das Ostras dentre tantos outros de diferentes partes do mundo é a confirmação de que o nosso trabalho na educação atinge a excelência," destacou o prefeito Carlos Augusto.

Investindo em Educação – O Congresso Internacional de Pedagogia teve a participação de mais de 5 mil educadores de 23 países, entre eles coordenadoras pedagógicas e diretoras de escolas de Rio das Ostras, que participaram do evento para promover um intercâmbio educacional e reciclagem de conhecimentos.

Na opinião da diretora do Centro Integrado de Convivência Nely Apararecida Tâmara Luiz, Cleide Correia, a participação no congresso foi uma grande oportunidade para o seu crescimento profissional. Segundo a diretora, a iniciativa da prefeitura de proporcionar a constante qualificação dos educadores é uma oportunidade única e pouco vista em outros municípios.

"Delegações de outros países e até mesmo do Brasil ficaram impressionadas com o investimento que Rio das Ostras faz em educação e isso, para um educador, é inesquecível", pontuou Cleide.

Para a diretora da Escola Municipal Cláudio Ribeiro, Jaqueline dos Santos, a participação no evento foi muito boa para que todos pudessem valorizar mais os recursos oferecidos por Rio das Ostras.

  "Está sendo uma oportunidade muito valiosa para valorizarmos mais o que temos em nossa rede municipal, já que, aqui em Cuba, eles fazem uma educação de excelência com muito pouco recursos", observou.

FONTE; Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.