Prefeitura trabalha no socorro aos atingidos pelas chuvas
Assim como outros municípios do Estado do Rio de Janeiro, Rio das Ostras sofreu as consequências das fortes chuvas dos últimos dias. Além do trabalho contínuo em infra-estrutura e meio ambiente, a Prefeitura está realizando ações de emergência para atender a quem teve prejuízos com as enchentes.
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão no Âncora e Vilage retirando lama das casas. Em Rocha Leão, nesta semana, já foram removidas 750 toneladas de lama, o que corresponde a mais de 30 caminhões de detritos.
A Secretaria de Saúde acionou o departamento de saneamento para retirada de água das casas, de quintais, esvaziamento de cisternas com água das chuvas e orientação aos moradores de como desinfetar os reservatórios atingidos. O saneamento tem atendido a uma média de 30 famílias por dia.
Soluções – Em reunião com representantes da comunidade, dia 26, o prefeito em exercício, Benedito Wilton de Morais, o Broder, e parte do secretariado debateram soluções definitivas para o problema das enchentes.
Participaram do encontro os secretários de Obras, Paulo César Medeiros, de Serviços Públicos, Nilton Teixeira e Ivan Noé e Dorian Teixeira, representando os secretários de Meio Ambiente e Bem-Estar Social respectivamente, além de técnicos da Prefeitura, que ouviram e esclareceram a população.
"Eu perdi meus móveis e roupas, estou triste. Mas, eu já consegui apoio da Prefeitura outras vezes, temos água… cheque cidadão… Acredito que teremos uma solução definitiva", disse a aposentada Cenira dos Santos, moradora do Vilage, que vive há sete anos no município.
Como resultado do encontro, foi proposta a criação de uma comissão permanente, reunindo Prefeitura e líderes comunitários para debate e viabilização de soluções para o problema das enchentes.