Prefeitura realiza I Encontro de Tecnologia Educacional

Durante o I Encontro de Tecnologia Educacional, alunos de 5ª a 8ª série e do Curso de Formação de Professores da Rede Municipal puderam mostrar os projetos de aprendizagem desenvolvidos ao longo de 2006, além de participar de oficinas. O evento, realizado no dia 1º de dezembro no Ciep Mestre Marçal pela Secretaria de Educação de Rio das Ostras, possibilitou que estudantes de 12 escolas compartilhassem e aperfeiçoassem os seus potenciais.

Com o tema “Aprendizagem: Como lidar com isso?”, o encontro foi aberto pela secretária de Educação, Maria Lina Paixão. “Precisamos de jovens que sonhem e saibam desenvolver as suas capacidades e potenciais”, disse. Maria Lina lembrou ainda o exemplo deixado pelo piloto Ayrton Senna, que dá nome ao instituto que trabalha em parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras na promoção da tecnologia educacional. “Cada um de vocês, assim como Senna, pode ser um vencedor, um campeão”, falou aos alunos.

Estiveram presentes ao evento também a chefe de Gabinete Ângela Toffano, representando o prefeito de Rio das Ostras Carlos Augusto, a secretária de Ciência e Tecnologia, Kátia Brandão, e a diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho.

Potenciais – Depois da abertura, com a apresentação do Grupo de Dança Gente e do Grupo de Teatro do Ciep Mestre Marçal, os estandes de cada escola puderam ser visitados. A idéia do encontro partiu dos alunos do Mestre Marçal que quiseram conhecer os projetos de aprendizagem desenvolvidos nas demais escolas.

“Cada colégio trouxe um tema diferente e isso foi um enriquecimento para todos nós”, disse Kildare Júnior, de 15 anos, aluno da 7ª série do Ciep Mestre Marçal. “Estamos aprendendo uns com os outros”, disse Fernanda Carvalho, 11 anos, aluna da 5ª série da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, que fez um projeto, junto com mais quatro colegas, sobre “Drogas”.

O encontro contou ainda com 12 oficinas com temas diferentes como Aprendizagem Científica: Como Praticar?, Variedade e Veracidade das Fontes de Pesquisa, Criando Sites na Web, Teatro – Aprender Brincando, entre outras. Diretora da Escola Municipal Fazendas Reunidas Atlântica, Íris Galvão, autora do Hino de Rio das Ostras e incansável pesquisadora, promoveu a oficina P@ragolente. “A inspiração veio do Parangolê, quadros vivos criados pelo artista plástico Hélio Oiticica. Trata-se de uma pedagogia que incentiva a interação e deu origem a várias tecnologias”, explicou.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.