Prefeitura e incubadora da UFF promovem cursos para empreeendedores

A Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, em parceria com a Rede de Incubadoras de Empresas da Universidade Federal Fluminese (UFF) no município, quer garantir a capacitação, orientação e suporte aos empreendimentos de base tecnológica.

Com esse objetivo, estão sendo oferecidos cursos gratuitos em diferentes áreas como empreendedorismo, vantagem competitiva no setor de petróleo, mercado e concorrências, estratégia competitiva, estrutura jurídica de empreendimentos inovadores e gestão de portfólio de projetos.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas no endereço eletrônico www.riodasostras.rj.gov.br/sect. Como as disciplinas constituem um ciclo completo de formação empreendedora, os interessados precisarão participar de todos os cursos. Por isso, somente serão considerados concludentes aqueles que realizarem todas as etapas de capacitação, ou seja, os aprovados em todas as disciplinas oferecidas. As aulas começam em 4 de abril e vão até 18 de agosto, sempre as terças e quintas-feira, das 18h às 22h

Todos os cursos serão realizados no Centro Municipal de Qualificação Profissional da Zona Especial de Negócios (ZEN). O endereço é Rua do Engenheiro, Quadra F, Lote 9C. Outras informações pelo telefone 2760-3367.

Conheça os cursos:

INOVE

Duração: 16h

Conteúdo: Início do ciclo de empreendedorismo. Conceitos básicos sobre empreendedorismo em negócios de base tecnológica.

Empreendedorismo de Base Tecnológica

Duração: 16h

Conteúdo: Capacitar e instrumentalizar os alunos para participar em processos de criação de novos negócios de base tecnológica.

Vantagem Competitiva no Setor de Petróleo

Duração: 16h

Conteúdo: Fornecer elementos para identificar as oportunidades e as ameaças do posicionamento da empresa produtiva, mapear suas competências e contribuir para o desenho de sua estratégia de inovação.

Conhecendo Mercado e Concorrências

Duração: 16h

Conteúdo: Informações sobre estratégia e gestão da inovação, estrutura da indústria, conduta estratégica e análise de desempenho e eficiência estratégica. Abordar como a estrutura de mercado condiciona políticas regulatórias, além da concorrência entre firmas.

Estratégia Competitiva de Inovação

Duração: 16h

Conteúdo: Fornecer elementos que permitam identificar oportunidades e ameaças acerca do posicionamento da empresa produtiva, mapear suas competências e contribuir para o desenho de uma estratégia de inovação.

Estrutura Jurídica de Empreendimentos Inovadores

Duração: 16h

Conteúdo: Oferecer conhecimento sobre as fontes existentes para financiamento preferencial da inovação tecnológica. Apresentar conceitos e ferramentas básicas para cálculo de valor em projetos. 

Gestão de Portfólio de Projetos de Inovação

Duração: 16h

Conteúdo: Capacitar em conceitos e ferramentas utilizados na seleção e gestão estratégica de projetos de inovação, com ênfase nas técnicas de gerenciamento de portfólio de P&D.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.