Secretaria de Saúde prepara mutirão contra dengue no Âncora

A Prefeitura de Rio das Ostras está intensificando o trabalho de controle da dengue.

A Vigilância em Saúde programou mutirões nas localidades com maior incidência da doença. Depois de Nova Cidade, agora é a vez do Praia Âncora receber, de 12 a 16 de abril, equipes que vão levar orientações aos moradores, além de identificar e eliminar focos e criadouros do mosquito. A Secretaria de Saúde vai montar uma tenda no bairro para receber solicitações de visitação a residências e denúncias.

O mutirão inclui o trabalho da Secretaria de Serviços Públicos na limpeza de terrenos, com caminhões e retroescavadeira. Como forma de atrair a atenção dos moradores para a dengue, o mascote Ostrinha vai prestigiar o trabalho e deve repetir o sucesso que faz entre crianças e adultos nos eventos em que participa. Haverá ainda distribuição de material informativo à população.

TRABALHO CONTÍNUO – A Secretaria de Saúde trabalha diariamente no combate ao mosquito transmissor e no atendimento aos pacientes com sintomas. Todos os imóveis do município são inspecionados e vistoriados. Os guardas sanitários orientam os moradores e identificam possíveis focos. Também colocam telas em caixas d´água e utilizam o larvicida em reservatórios com água parada que não possam ser eliminados. As equipes vistoriam residências de pessoas que procuram a rede municipal com sintomas da dengue para que familiares e vizinhos não sejam vítimas da doença.

Para controle do mosquito, há ainda utilização de pulverizadores em áreas externas, como o fumacê, e dentro das residências, onde houver necessidade, com utilização do equipamento Aero System.

A Vigilância em Saúde promove ainda vários projetos educativos envolvendo crianças, jovens e adultos. Teatro, música, dança, palestras e ações itinerantes nas ruas e praças são algumas das iniciativas de sensibilização da comunidade para prevenção desse mal.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.