Prefeitura desenvolve projeto de saúde bucal para portadores de HIV

Ampliar e melhorar a qualidade da atenção à saúde bucal de pacientes portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/HIV/AIDS na rede municipal.
Esse é o intuito do Projeto de Saúde Bucal que começa a ser desenvolvido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras em todas as suas unidades. O projeto alinha-se ao Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde.

Cerca de 70 profissionais de saúde, entre cirurgiões-dentistas, técnicos de higiene dental, auxiliares de consultório dentário, estão sendo qualificados para atender os pacientes, com a abordagem e tratamento adequados, e até mesmo identificar portadores do vírus a partir do reconhecimento de lesões na boca, possibilitando o diagnóstico precoce da doença.

O Programa é gerido pela Coordenadora de Saúde Bucal Germana D´Assunção. Ela diz que até janeiro deste ano foram catalogados 184 casos de portadores de HIV em Rio das Ostras, número que explicita a necessidade de desenvolver um trabalho focado na área de saúde bucal. Germana explica que o objetivo não é realizar um atendimento diferenciado; ao contrário, é preparar nosso corpo de médicos e dentistas para melhor atender esses pacientes, ampliando o atendimento de saúde de qualidade a todos os nossos munícipes.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.