Prefeitura de Rio das Ostras incentiva Planejamento Familiar

Programa do município fornece orientação geral, preservativos, pílula anticoncepcional, além de cirurgias de esterilização 

A Prefeitura de Rio das Ostras vem conseguindo conscientizar cada vez mais os casais sobre a importância de planejar o número de filhos, um direito garantido por lei. Em 2006 foram cerca de 250 participantes do Programa de Planejamento Familiar e no primeiro semestre deste ano, já são quase 300 pessoas atendidas, com destaque para o aumento da participação dos homens, que já chega a 45% do grupo.

"Queremos promover a maternidade e a paternidade responsáveis. É importante que as pessoas programem, o quanto antes, quantos filhos querem ter, sabendo que a rede pública oferece as condições necessárias para isso", afirma a coordenadora do Programa, André Viana.

Os homens e mulheres que procuram o Programa são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que inclui psicólogo, médico ginecologista e obstetra, assistente social e enfermeiro.

Métodos disponíveis – Segundo a coordenadora, o Programa parte da premissa que a cirurgia de esterilização, por ser irreversível, deve ser o último recurso dos casais. Por isso, a equipe de saúde estimula a participação das mulheres e homens, incluindo os adolescentes, a discutir métodos alternativos à cirurgia.  Ainda assim, se a cirurgia for o método escolhido pelo casal, o homem ou a mulher poderá realizá-la desde que não haja contra-indicação médica.

O Programa oferece gratuitamente à população preservativos femininos e masculinos, pílula anticoncepcional, contraceptivos injetáveis, dispositivo intra-uterino (DIU), além da cirurgia de laqueadura e vasectomia.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.