Rio das Ostras ganha grupo de apoio à adoção de crianças e adolescentes

Participantes tiraram dúvidas sobre o tema durante o primeiro encontro da entidade

Com o objetivo de conscientizar sobre questões relacionadas à adoção e dar apoio às famílias que desejam adotar ou já adotaram crianças e adolescentes, foi criado no município o Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras. Na quarta-feira, dia 30, foi realizado o primeiro encontro da entidade, na sede da Secretaria de Educação.

A reunião teve a participação das secretárias de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, de Planejamento, Rosemarie Teixeira, de Educação, Maria Lina Paixão, e o secretário Extraordinário de Governo, Maurício Pinheiro, além dos coordenadores do grupo, Tânia Saldanha e Fernando José da Silva.

Após a abertura, os presentes puderam tirar dúvidas sobre adoção com os fundadores do grupo de apoio à adoção Quintal de Ana, localizado em Niterói (RJ), Sávio Renato Bittencourt e Bárbara Toledo, atual secretária de Assistência Social do município niteroiense; a promotora de Justiça da 3ª Promotoria da Infância e Juventude, Daniela Moreira da Rocha Vasconcelos; a psicóloga do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Eliana Olinda Alves; e a presidente do Grupo de Apoio à Adoção do Norte e Noroeste Fluminense (Gaannf), Maria Elisa Martins Monteiro.

Nos últimos três anos, duas crianças de Rio das Ostras foram adotadas e, atualmente, existem 25 casais habilitados para adoção no município, sendo que alguns deles já adotaram crianças de outros municípios. Segundo a psicóloga Renata Coutinho, da 1ª Vara da Comarca de Rio das Ostras, no momento há três crianças em processo de destituição familiar e nenhuma disponível para adoção.

Grupo de apoio

Criado há cerca de dois meses, a equipe de apoio é formada por profissionais da área, pais e filhos adotivos, pessoas que desejam adotar, representantes de entidades da organização pública municipal e demais pessoas da comunidade.

Mais informações sobre o Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras podem ser obtidas pelos telefones (22) 2764-7782 ou 9903-1030, com Tânia Saldanha, ou pelo e-mail tania@bartro.com.br.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.