Prefeitura de Rio das Ostras inaugura sistema pioneiro no tratamento de lodo e chorume

Rio das Ostras acaba de dar mais um importante passo para a preservação ambiental.

Foram inauguradas, pelo prefeito Carlos Augusto a Estação de Tratamento de Esgoto e Chorume e a obra de ampliação do Aterro Sanitário, que ganhou mais 28 mil metros quadrados, totalizando 90 mil metros quadrados. Através do sistema de acondicionamento e desidratação de resíduos, os geo bags, instalado no Aterro Sanitário, Rio das Ostras torna-se a primeira cidade no estado do Rio e a segunda no Brasil a adotar esse tipo de tratamento de esgoto domiciliar.

“Estamos usando o dinheiro público com responsabilidade, em benefício da saúde e do meio ambiente. Com investimentos assim estamos preparando Rio das Ostras para se destacar ainda mais entre as cidades turísticas brasileiras e atender ao nosso grande crescimento populacional”, afirmou o prefeito.

Com o novo sistema, os resíduos de esgoto levados pelos caminhões limpa-fossa são despejados num tanque de equalização. Em seguida são bombeados para os geo bags, passando por um processo de decantação. Finalizada esta etapa, a parte líquida será filtrada e ainda passará por mais quatro processos de limpeza, o que garantirá 90% de pureza, possibilitando o reaproveitamento na jardinagem.

Na estação foram instalados quatro geo bags, com capacidade de 12,5 milhões de litros cada. Com base no volume de esgoto produzido pelo município pode-se estimar um tempo de utilização de dois anos para cada recipiente. O novo sistema é uma medida pioneira no tratamento conjunto do lodo e chorume.

Estiveram presentes na inauguração os vereadores Carlos Afonso, presidente da Câmara, Alcemir Jóia, Edílson Gomes Ribeiro, Robson Carlos e Rosenildo Corrêa Viana. Também participaram da solenidade os secretários de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max José de Almeida; de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, Paulo Villaça; de Educação, Maria Lina Paixão; da Fazenda, João Batista Gonçalves; de Planejamento, Rosemarie Teixeira; de Bem-Estar Social, Márcia de Souza Almeida; de Guarda e Trânsito, Coronel Sérgio Alves Pinto; de Auditoria e Controle Interno, Nelito Esterque; de Comunicação, Sheyla Senis e a Chefe de Gabinete, Ângela Maria Toffano do Amaral, entre outras autoridades.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.