Prefeito participa do lançamento da Rede de Educadores Ambientais

A Rede de Educadores Ambientais de Rio das Ostras (Rearo) foi lançada com a presença do prefeito Carlos Augusto na última sexta-feira, dia 22 de setembro, às 19 horas, na Casa da Educação.

 

Durante a solenidade, Carlos Augusto lembrou do empenho da Prefeitura com a preservação do meio ambiente.

– Rio das Ostras é a primeira cidade com menos de 100 mil habitantes a implantar um sistema de tratamento de esgoto sanitário por emissário submarino, foi a segunda a ter um aterro sanitário legalizado no Estado do Rio e a primeira no Brasil a adotar o sistema de tratamento do chorume através dos geo-bags – afirmou Carlos Augusto.

         Uma iniciativa do Núcleo de Educação Ambiental (Neam), que reúne representantes das secretarias de Educação e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a Rearo é uma comunidade virtual que funciona  como link do site da Casa da Educação (http://educacao.riodasostras.rj.gov.br/rearo/). O web designer é de responsabilidade dos monitores do curso ministrado no Centro Municipal de Inclusão Digital, sob a coordenação do gestor de tecnologias da Secretaria de Educação, Johnny Charles.

Sugestões bibliográficas, pastas com textos e músicas que podem ser trabalhados em sala de aula e documentos de referência estão disponíveis a todos os interessados. Já para participar dos grupos de discussão e dos chats temáticos é preciso receber um convite pessoal.

Canal de diálogo – A proposta de criação da Rede de Educadores Ambientais de Rio das Ostras (Rearo) surgiu a II Jornada Pedagógica Ambiental, realizada nos dias 23 e 24 de maio de 2006, no Parque dos Pássaros. “A Rearo nasceu como um canal permanente de diálogo, troca de experiências e formação continuada para educadores ambientais, constituindo assim um coletivo educador local”, explicou a professora e bióloga Cláudia Corrêa, que integra o Neam.

Com o tema “Mata Atlântica: passado, presente e futuro”, o Fórum de Educação Ambiental ministrado pelo biólogo Pedro Aranha antecedeu o lançamento da Rearo. Pedro, que é coordenador de Educação Ambiental do Ibama-RJ e membro da Rede Brasileira de Educadores Ambientais (Rebea), elogiou a iniciativa do Neam. “O lançamento da rede é mais uma confirmação de que a luta ambiental não é vã e vem produzindo frutos”, disse.

Participaram do lançamento da Rearo os secret&aacuterios municipais Maria Lina Paixão (Educação), Max José de Almeida (Meio Ambiente, Agricultura e Pesca) e Rosemarie Teixeira (Planejamento), a diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho, a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Mônica Linhares, professores, diretores de escolas e estudantes, além de membros de organizações não-governamentais e comunidade.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.