Prédio da Reserva Biológica União é inaugurado

O prefeito Carlos Augusto participou da inauguração do Centro de Vivência da Reserva Biológica União, unidade de proteção ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que tem 53% de sua área em Rio das Ostras, 46% em Casimiro de Abreu e 1% em Macaé.
O prédio foi construído com recursos de Compensação Ambiental da Telerj Celular S/A (Vivo) e com o apoio das prefeituras de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.

  – A construção desse prédio é uma prova que as parcerias entre as cidades vizinhas podem dar bons resultados. Rio das Ostras tem se destacado na questão ambiental e considero a Reserva de grande importância por possibilitar, além da preservação, a difusão do conhecimento científico – afirmou Carlos Augusto.

Entre as contribuições da Prefeitura de Rio das Ostras para a Reserva Biológica União se destacam o paisagismo do entorno do novo prédio, a cessão de funcionários, empréstimo de maquinário, sem falar na atuação do Departamento de Proteção Ambiental da Secretaria de Guarda e Trânsito no local. O Centro de Vivência, inaugurado na sexta-feira, dia 22 de setembro, vai servir como espaço para receber visitantes com fins educativos e científicos, realização de reuniões, palestras, cursos e demais eventos ligados ao meio ambiente.

Mico-leão-dourado – A antiga Fazenda União, que pertenceu à Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), tem 3.126 hectares, dos quais 65% são cobertos por densa Mata Atlântica. Para garantir a preservação da área, instituições científicas, ONGs e ambientalistas solicitaram a transformação da área em unidade de conservação, o que ocorreu em 1999. Atualmente, a reserva abriga uma das maiores populações silvestres de mico-leão-dourado.-

– Entre 1994 e 1997, introduzimos na antiga Fazenda União 42 micos-leões-dourados. Hoje são mais de 400 indivíduos vivendo na reserva, o que prova que a espécie se adaptou perfeitamente ao local. Aqui temos uma mata mais preservada do que a da Reserva Biológica de Poço das Antas – explicou Paula Procópio de Oliveira, Coordenadora do Programa de Translocação da Associação Mico-leão-dourado.

Inauguração – Além do prefeito de Rio das Ostras, outras autoridades municipais participaram da inauguração do Centro de Vivência, entre estas os secretários de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max José de Almeida, de Guarda e Trânsito, Coronel Sérgio Pinto, e de Comunicação Social, Sheyla Senis. O superintendente do Ibama no Rio de Janeiro, Rogério Rocco, o prefeito de Casimiro de Abreu, Paulo Dames, a secretária geral da Associação Mico-leão-dourado, Denise Rambaldi, o analista ambiental da Vivo, Leandro Ferreira, representantes de órgãos governamentais, instituições de pesquisa e ONGs ligadas ao meio ambiente também estiveram presentes na solenidade.

A Reserva Biológica União realiza um trabalho permanente de educação ambiental, recebendo alunos e pesquisadores. As visitas são agendadas pelos telefones (22) 2777-1113 e 2777-1115. A sede administrativa da reserva fica no Km 185 da Rodovia BR-101, em Rio das Ostras.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.