Paraesporte de Rio das Ostras estreia bem no Brasileiro de Futsal Adaptado
Torneio disputado em São Paulo contou com equipes de todo o País
A equipe de Futsal Adaptado do Paraesporte de Rio das Ostras ficou em 4º lugar na sua primeira participação no Campeonato Brasileiro de Futsal Adaptado, disputado de 2 a 7 de junho, em São Paulo. A equipe de Rio das Ostras foi a única representante do Rio de Janeiro no torneio, que contou com oito equipes de Minas Gerais, Brasília e São Paulo.
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, a participação consolida o trabalho que tem sido feito pelo projeto de Paraesporte. “Com apenas um ano já temos reconhecimento nacional e o convite para a participação neste evento é prova disso. Disputamos com equipes que já trabalham há anos com esses projetos e a quarta colocação é motivo de muito orgulho, não só pela posição, mas pela alegria dos nossos atletas e de seus familiares. Isso é o mais importante”, destacou o secretário.
Após vencer dois jogos (6 a 3, contra o CEU Anhaguera/SP e 7 a 0 contra o São Bernardo/SP) e sofrer uma derrota (3 a 5 para Limeira/SP) na primeira fase, a equipe de Rio das Ostras foi superada por Itabira/MG nas semifinais por 6 a 2. Na disputa pelo terceiro lugar, Rio das Ostras fez um bom jogo contra o Corinthians/SP, empatando em 2 a 2 no tempo normal, mas o time paulista venceu nos pênaltis.
O coordenador do projeto de Paraesporte, Fábio Coboski, destacou a integração como a maior conquista dos participantes. “Esses jovens estão tendo a oportunidade de conhecer outras pessoas num ambiente saudável em que trabalhamos a potencialidade, o que eles têm de eficiência, ao invés de suas deficiências. Ao mesmo tempo é importante para o desenvolvimento da autonomia. Quando viajamos, eles têm o nosso apoio, mas são responsáveis por tarefas individuais, o que muitas vezes não acontece no ambiente familiar”, explicou Fábio.
MEDALHAS – A equipe de Futsal de Rio das Ostras também vem da conquista do 2º lugar nas Olímpiadas Especiais de Barra Mansa, disputada de 31 de maio a 1º de junho. O evento reuniu um número recorde de aproximadamente 900 participantes. Ao todo, os atletas de Rio das Ostras conquistaram 33 medalhas na competição em diversas modalidades como caminhada, corrida, bola ao arco, cabo de guerra, chute a gol, dama, dominó, futsal, lançamentos de peso e pelota, natação, salto em distância com e sem corrida, xadrez, voleibol e zig-zag livre.
PARAESPORTE – Criado em 2013, o Projeto de Paraesporte promove a inclusão social de pessoas com deficiência. São oferecidas diversas atividades esportivas adaptadas como Futebol (de cinco e de sete), futsal, natação, basquete, atletismo, tênis de mesa, entre outros.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo