Número de atendimentos de saúde no Âncora é o maior já registrado
De janeiro a maio deste ano foram realizados 17 mil atendimentos, o dobro dos atendimentos de 2007
Os investimentos da Prefeitura de Rio das Ostras no Programa de Saúde da Família e na estrutura do moderno Posto de Saúde do Praia Âncora rendem bons resultados. O posto, inaugurado no início de 2008, é uma unidade modelo do PSF e já realizou mais de 17 mil atendimentos. Esse número é o dobro dos registros de atendimentos de saúde registrados nessa localidade no ano passado, resultado da ampliação dos serviços e da atuação do PSF.
No Praia Âncora, o PSF já cadastrou mais de 3 mil famílias, beneficiando cerca de 10 mil pessoas – o que corresponde a mais de 13% da população do município.
"Os investimentos na prevenção de doenças e promoção da saúde são prioritários. A implantação do PSF em Rio das Ostras é uma conquista não só da Secretaria de Saúde, mas de toda a população", disse o secretário de Saúde, Sérgio Manhães.
Com base em uma estrutura moderna e humanizada, a unidade do Âncora atua com três equipes do Programa de Saúde da Família, oferecendo atendimento de clínica geral, ginecologia, pediatria, fisioterapia, odontologia, serviço social, nutrição e psicologia.
A população local reconhece os resultados. Moradora do Âncora há oito anos, Eliete da Silva levou o filho Douglas para uma consulta. "Toda a nossa família é atendida no posto. Eu gosto muito do atendimento e do prédio, que foi bem planejado", diz Eliete, que também faz tratamento de ginecologia e odontologia na unidade.
Os agentes comunitários de saúde fazem visitas periódicas às famílias, identificando as condições de saúde dos moradores de forma integral. Conforme a necessidade, as pessoas são encaminhadas à unidade. No caso de pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção, a equipe de saúde vai até as residências.
A coordenadora do PSF, Jane Teixeira, explica que, embora o trabalho seja focado, o posto de saúde do Âncora atende a pessoas de outras localidades que buscam a unidade. "Não podemos negar atendimento a ninguém", diz a médica.
Uma forte característica da unidade e do PSF é a aproximação com a comunidade. A equipe do posto de saúde local desenvolveu grupos de acolhimento e apoio sobre planejamento familiar, hipertensão e diabetes, idosos, para crianças e adolescentes – alinhados aos programas de saúde da rede municipal.
A equipe de fisioterapia realiza um trabalho com os moradores todas as semanas, orientando exercícios, alongamento e caminhadas ao redor do posto de saúde. Também existe um atendimento fisioterápico exclusivo para crianças.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social