Jovem Cidadão integra adolescentes e familiares
Programa Jovem Cidadão integra adolescentes e familiares em Rio das Ostras
Pais e participantes da 3ª fase do Programa Jovem Cidadão, da Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, se reuniram na noite da quinta-feira, dia 18, na Câmara Municipal para assinar o termo de compromisso e conhecer a metodologia do programa. Na ocasião, os responsáveis pelos jovens se comprometeram a participar das reuniões de relacionamento familiar, laço afetivo, adolescência, dentre outras, assim como acompanhar o desenvolvimento dos participantes.
Márcia Almeida, secretária da pasta, lembrou aos jovens e adultos que para serem verdadeiros cidadãos tinham que se comprometer não só com o programa, mas com o município. “O Jovem Cidadão abre caminhos, leva conhecimento e dá oportunidade para esses jovens, mas são eles os responsáveis pelo próprio futuro. Por isso, pedimos que vocês se conscientizem da condição de cidadãos dessa cidade e trabalhem conosco. O poder público faz, mas se a população não contribuir, não adianta”, destacou.
A dona-de-casa Ana Alice Oliveira acompanha de perto o desenvolvimento dos jovens proporcionado pelo programa. “Minha filha mais velha participou da primeira fase do programa e agora a mais nova, Jéssica, iniciou essa terceira fase. Eles aprendem muitas coisas, amadurecem, ficam mais responsáveis e com mais chances de ter um futuro melhor”.
Elizabeth Bousquet, subsecretária de Bem-Estar Social e representante do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, afirmou que todas as expectativas que a secretaria possuía sobre o programa foram superados. “O Jovem Cidadão é um programa preventivo. Não é só um passatempo para que esse adolescente não fique na rua com más companhias. É uma oportunidade de aprendizagem e descoberta de vocação e temos tido muito sucesso com isso”.
De acordo com Eliara Fialho, coordenadora do programa, O Jovem Cidadão busca a interação e fortalecimento dos laços familiares e sociais dos participantes, criando oportunidades e os preparando para a vida. “Promovemos sempre esse encontro com a família para que eles possam conhecer os módulos do programa, saber o que os filhos deles estarão aprendendo e também serem orientados sobre como lidar com os adolescentes”, concluiu.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social