Ipem realizará vistoria de táxis nos dias 2 e 3 de dezembro
Os taxistas de Rio das Ostras terão uma segunda chance para realizar a vistoria dos taxímetros.
Uma equipe do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) realizará a aferição dos equipamentos na sede da Cooperostras, na Rodovia Amaral Peixoto, na Cidade Beiramar. O município conta com uma frota de 100 táxis para atender à população. É a segunda vistoria realizada pelo Ipem neste ano. Em julho, uma equipe do instituto esteve no Município, contudo, cerca de 10% dos táxis não realizaram o procedimento obrigatório.
Para a aferição, o taxista precisar retirar a Guia de Recolhimento da União (GRU), no site do Ipem e pagar em uma das agências do Banco do Brasil o valor de R$ 37,50. No momento da aferição do taxímetro, os proprietários dos veículos devem apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2012 ou 2013, o Certificado de Segurança Veicular (CSV) para carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV) dentro da validade e o Certificado do Ipem-RJ do exercício de 2012 ou 2013.
Os taxistas que não realizaram o procedimento no exercício de 2012 estarão sujeitos à multa. Aqueles que não comparecerem não receberão o selo no para-brisa, que confirma a aferição do instrumento. Quem não conseguir realizar a verificação do taxímetro neste período terá que se deslocar até a regional do Ipem-RJ, localizada na Rua Professor Joaquim da Costa Ribeiro, 31, no Centro de Niterói.
Os táxis que circularem com o lacre do taxímetro rompido devem ser denunciados à Secretaria de Transportes pelo telefone (22) 2771 2842. É necessário informar o número do veículo.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo