IBGE inicia censo em Rio das Ostras

Contagem vai retratar oficialmente o número de habitantes no município.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – iniciou na última terça-feira, dia 17, o censo em Rio das Ostras para a contagem populacional do município. A previsão é de que o trabalho dos cadastradores termine no dia 31 de agosto.

Esse censo é uma forma de atualização dos dados populacionais como forma de reduzir os efeitos das distorções nas estimativas municipais provocadas pelo afastamento da data do último recenseamento. Tais distorções afetam bastante na distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios. Esta é a principal razão da realização da Contagem da População em 2007.

A equipe, formada por três agentes censitários supervisores, 13 recenseadores e um agente censitário municipal do quadro permanente do IBGE está sedida em uma sala no Centro de Cidadania, cedida pela Prefeitura.

De acordo com o Instituto, nos municípios com menos de 170 mil habitantes será feito uma contagem, com visita em todos os domicílios e não por amostragem como é realizado nas grandes metrópoles.

A novidade esse ano é na forma da pesquisa. Cada recenseador terá um computador de mão para fazer as entrevistas. Também será realizado na cidade o Censo Agropecuário em toda a área rural, o que não é feito desde 1996. O objetivo é fazer uma contagem geral de toda a população.

Todos os recenseadores estarão identificados com crachá do IBGE, além de um colete com dados e logomarca do órgão.

De acordo com a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, esse Censo vai ajudar muito a Prefeitura de Rio das Ostras. "Essa ação é muito importante porque o município vai conhecer a realidade populacional existente e de forma oficial. Poderemos, com isso, planejar melhor as ações desenvolvidas pela prefeitura", declarou.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.