Guardas Municipais do estado do Rio de Janeiro criam associação

Os Guardas Municipais do Estado do Rio de Janeiro criaram a Associação dos Guardas Municipais do Estado do Rio de Janeiro (AGMERJ). 
A organização tem o objetivo de representar os profissionais da área que atuam no estado e buscar os direitos e benefícios da corporação.

A AGMERJ é presidida pelo Guarda Municipal Guaracinir Mendes de Carvalho (GM/Macaé). O subsecretário de Guarda e Trânsito da Prefeitura de Rio das Ostras, Paulo César Rodrigues, foi eleito Diretor Financeiro da associação.

Já fazem parte da AGMERJ, as Guardas Municipais dos municípios de Rio das Ostras, Macaé, Arraial do Cabo, São Pedro D`Aldeia, Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu, Rio Bonito, Búzios, Carapebus, Casimiro de Abreu, Maricá, Quissamã, Silva Jardim, Araruama, Cabo Frio e Iguaba Grande, entre outros.

A associação vai promover encontros entre as Guardas Municipais, visando a maior integração entre os Guardas do Estado. “Esses encontros visam promover uma maior formação dos GMs do Estado. Nós vamos visitar cada região e município que tenha uma unidade da Guarda Municipal e dar subsídios para que eles façam uso da matriz curricular do Ministério da Justiça”, diz Rodrigues.

A matriz curricular contém uma grade de matérias e conhecimentos específicos exigidos para a formação dos Guardas Municipais. Essa grade curricular foi elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça. A AGMERJ irá auxiliar aos municípios que não tenham Guarda Municipal a desenvolver a instituição com base na matriz curricular da Senasp e firmar convênios com o Governo Federal para obter recursos.

A associação também vai fazer um levantamento atualizado dos dados e informações sobre as corporações existentes no Estado e buscar unificar as ações das Guardas Municipais do Rio de Janeiro para conseguir um plano de carreira e agir como um canal de divulgação das ações desenvolvidas por cada corporação, trazendo para os associados as experiências que deram certo.

FONTE: SECOM- PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.