Gincana de Pesca de Rio das Ostras reúne pescadores de diversos municípios

A Gincana das Cinco Horas de Pesca de Rio das Ostras, realizada no dia 22 de abril, na Praia da Tartaruga, contou com a participação de 20 duplas de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro e também do Espírito Santo. 

Elas competiram em quatro categorias: Geral, Master, Feminino e Juvenil. Houve ainda um prêmio especial para a Maior Peça (peixe de maior peso).

A competição contou com um árbitro da Confederação Nacional de Arbitragem (CNA) da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos, Paulo Roberto (Beto), e com a participação do campeão mundial, sul-americano e brasileiro de pesca, Júlio César Brito, do Clube de Desportos Barracuda, do Rio de Janeiro.

Na categoria Geral, a dupla campeã da gincana foi Charles/Rodrigo, do Clube de Pesca de Macaé; no Master, os primeiros colocados foram Cacá/Rubens, do Rio das Ostras Clube de Pesca e Mergulho; no Juvenil, Vitor/Robson, do Clube de Pesca de Barra de São João, foram os campeões; e no Feminino, a dupla Edinéia/Natasha, do Clube de Pesca de Barra de São João, foi a vencedora.

O prêmio especial de Maior Peça foi para a pescadora Odilange Morais Bernard, de Rio das Ostras. Ela pescou uma Ubarana, de 245 gramas.

A classificação final da gincana por clubes foi a seguinte: Clube de Pesca de Macaé (1º lugar), Clube de Pesca de Barra de São João (2º), Clube de Desportos Barracuda-RJ (3º) e Rio das Ostras Clube de Pesca e Mergulho (4º).

Os 902 peixes pescados durante a gincana, que totalizaram 27,675 quilos, foram encaminhados para a Secretaria de Bem-Estar Social para serem doados a entidades assistenciais do município.

A gincana contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max José de Almeida, e de Planejamento, Rosemarie Teixeira.

O presidente do Rio das Ostras Clube de Pesca e Mergulho, Paulo Monteiro, e o vice-presidente, Ronaldo Pacheco, lembraram que o Brasil é pentacampeão mundial de pesca e que o próximo mundial de pesca, em outubro de 2007, será realizado em Vitória (ES).

Em agosto deste ano, Rio das Ostras vai sediar o Campeonato Estadual de Pesca, também na Praia da Tartaruga. Em novembro, será realizada a Festa da Pesca de Rio das Ostras, que também é organizada pelo Rio das Ostras Clube de Pesca e Mergulho.

A gincana de pesca faz parte do calendário nacional da modalidade e teve o apoio oficial da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos e da Federação de Pesca do Estado do Rio de Janeiro. O evento foi organizado pelo Rio das Ostras Clube de Pesca e Mergulho e realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Rio das Ostras.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.