Final das Maratonas Aquáticas define seleção brasileira de natação

A Praia do Centro, em Rio das Ostras, foi palco da final do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, no último domingo, dia 12, e contou com a participação de atletas de todo o país. A competição serviu também para definir a equipe brasileira na modalidade para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Melbourne, na Austrália, em março de 2007.

Na sexta-feira, dia 10, foi realizada a prova de 5km, a partir das 10h, que também foi seletiva do Campeonato Sulamericano Juvenil que será realizada na Venezuela. Os vencedores da prova, no masculino, foram Allan do Carmo, Mario Pereira e Victor Simões. No feminino, a primeira colocação ficou com Ana Marcela Cunha, de apenas 14 anos, seguida de perto pela campeã brasileira de 2005, a capixaba Maria da Penha Cruz, a Pepenha. Marina Berti ficou na terceira colocação.

No domingo, dia 12, foram disputadas as provas de 10km pelo Campeonato Brasileiro e a de 2,5 km, válida pelo Campeonato Estadual. Na prova de 10km, os atletas Allan do Carmo e Ana Marcela, vencedores da prova de 5km, também ficaram com a primeira classificação. Fábio Lima e Marcelo Romanelli, no masculino, completaram o pódio. No feminino, a segunda colocada foi a atleta Maria da Penha (Pepenha) e a terceira foi Pâmela Engel. A premiação foi feita pelo prefeito Carlos Augusto e pelo presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes.

Na decisão do Campeonato Estadual, o vencedor, no masculino, foi o nadador Artur Pedrosa. Luiz Felipe e Rodrigo Lopes ficaram em 2º e 3º respectivamente. No feminino, a vencedora foi Luiza Paes. Daniele Canhedo e Amanda Castro ficaram em 2º e 3º, respectivamente.

Travessia – No sábado, dia 11 de novembro, foi realizado o I Festival de Travessia da Escola de Natação no Mar da Secretaria de Esporte e Lazer. O evento teve a finalidade de criar um movimento de integração entre os alunos, familiares e comunidade. Foram realizadas travessias de 100m, 200m, 400m, 800m e 1600m. Participaram atletas de todas as idades e os pescadores deram apoio com suas embarcações por todo o trajeto

Durante a festa, o nadador Luiz Lima, campeão brasileiro de 2006 de Maratonas Aquáticas, foi homenageado pelos alunos e nomeado como o padrinho do Projeto da Escola de Natação no Mar.

Campeões – Os baianos Allan do Carmo, de 17 anos, e Ana Marcela, de 14, foram os grandes campeões em Rio das Ostras 2006. Depois de vencerem os cinco quilômetros, eles também saíram vitoriosos da difícil disputa dos 10 quilômetros, distância olímpica e pan-americana. Os dois conseguiram vaga para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Melbourne, na Austrália, em março do ano que vem, e se credenciam para os primeiros lugares não apenas da Travessia dos Fortes, no próximo dia 26, mas principalmente dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.
Para Allan, a prova em Rio das Ostras serviu para garantir a sua classificação para Austrália. “A prova foi bem difícil porque o Carlos Pavão disparou na largada e tentou imprimir um ritmo forte, mas todos ficaram colados nele e acabei conseguindo assumir a liderança. Estou muito feliz porque consegui vaga para o Mundial da Austrália. Gostei muito da cidade que é muito receptiva e está se tornando uma referência na natação brasileira”, declarou.

Segundo a nadadora Ana Marcela, Rio das Ostras trouxe sorte nessa conquista. “Consegui meu objetivo que era a classificação para o Mundial na prova que eu queria, os 10 quilômetros. A praia de Rio das Ostras é muito boa para nadar e eu pude fazer uma boa prova, mesmo sendo bem disputada. Gostei da cidade e espero voltar no ano que vem para conseguir mais uma vitória”, falou.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.