Festival de Dança de Rio das Ostras se consolida como o melhor evento do gênero no Estado do Rio
Cerca de 1,7 mil bailarinos se apresentaram ao longo de cinco dias
Considerado como o maior evento do gênero no Estado do Rio, o Festival de Dança de Rio das Ostras reuniu mais de 1,7 mil bailarinos entre os dias 14 e 18 de novembro.
Além das mostras competitivas em diferentes modalidades, o festival contou com apresentações de companhias profissionais convidadas, entre essas a Cia. de Dança Carlinhos de Jesus.
Os primeiros bailarinos do Ballet Leipzig (Alemanha) e outros nomes consagrados da dança ministraram workshops gratuitos. O evento, realizado no antigo Camping Clube de Costazul, contou com um público de cerca de 10 mil pessoas.
“O Festival de Dança está formando platéia e possibilitando o aperfeiçoamentos dos bailarinos, com a promoção do turismo e da cultura na cidade. Considero muito importante o município sediar um evento tão importante como esse”, afirmou o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto.
Uma das novidades da edição deste ano foi a Batalha de Dança de Rua que possibilitou que dois bailarinos por vez mostrassem a sua performance. Além de Carlinhos de Jesus se apresentaram no festival as companhias Baía Formosa (Rio das Ostras), Focus Cia. de Dança, Raça Cia. de Dança de São Paulo e a Cia. Urbana de Dança. O evento contou, ainda, com praça de alimentação e estandes com artigos de dança.
O jornalista especializado em dança Edézio Paz, que há 26 anos cobre eventos pelo País, classifica este como o melhor festival do Brasil. “Rio das Ostras faz um investimento do dinheiro público de forma correta, estimulando a cultura no município, formando platéia e promovendo futuros profissionais”, disse o jornalista.
PREMIAÇÃO ESPECIAL
Além das premiações com troféus, entregues ao fim de cada noite de apresentação, o Festival de Dança de Rio das Ostras distribuiu R$ 15 mil divididos pelas seguintes categorias:
Melhor Grupo Adulto B: Grupo Nós da Rua
Melhor Grupo Adulto A: Escola Estadual de Dança Maria Olenewa
Melhor Grupo Juvenil: Escola de Dança Petite Danse
Melhor Grupo Infantil: Centro de Artes Madeleine Rosay
Melhor Coreógrafo : Studio de Dança Cláudia Prince
com a coreografia “Garçon”
Melhor Bailarina: Taís Diana da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e Renata Meire, do Espaço Feodorova
Melhor Bailarino: Cícero Gomes, da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e Guilherme Maciel, do Movimento Grupo de Dança
Prêmio Revelação:Mayara Magri da Escola de Dança Petite Danse – Tijuca e Igor, do Grupo Soul in Rua
FONTE: SECOM – PMRO.