Festival de Dança de Rio das Ostras reúne grandes atrações e é sucesso de público
Durante quatro dias, quem compareceu ao Festival de Dança de Rio das Ostras assistiu a espetáculos de qualidade com bailarinos profissionais e amadores.
Com a plateia sempre lotada, o evento realizado no Camping Costazul contou com mostra competitiva, oficinas em diferentes modalidades e uma grande companhia convidada por noite, apresentando uma coreografia. No domingo, dia 18, foram entregues os prêmios aos vencedores do Festival, uma realização da Fundação de Cultura do município.
“Estou realizada. Com sentimento de dever cumprido. Tudo estava perfeito. O Festival de Dança de Rio das Ostras é uma experiência ímpar para os profissionais da dança. Veja, por exemplo, o caso de Cícero Gomes, primeiro solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que recebeu o prêmio especial de melhor bailarino da nona edição do evento. Desta vez se apresentou como atração especial na noite de abertura,” disse a coreógrafa Regina Sauer, diretora geral do Festival.
Balé clássico, dança moderna e contemporânea, jazz, estilo livre, deficientes e hip hop foram as modalidades apresentadas no Festival, que teve entrada franca. A programação começou na noite de quinta-feira, dia 15, com mostra competitiva de balé clássico de repertório e apresentação da Cia. de Balé Baía Formosa, da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Os primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Claudia Mota, subiram ao palco para dançar os grand pas-de-deux “Valsa Moskowsky” e “Diana e Acteon”.
O segundo dia do Festival, sexta-feira, 16, contou com oficinas gratuitas de balé clássico, com Eliana Karin, e dança contemporânea, com Paula Maracajá. À noite aconteceu a mostra competitiva, dessa vez com coreografias de clássico livre, dança moderna e dança contemporânea. O encerramento foi com o espetáculo “As canções que você dançou pra mim”, da Focus Cia. de Dança.
Coreografias de jazz, estilo livre e deficientes foram apresentadas na mostra competitiva do sábado, 17. Neste dia também aconteceram as oficinas de dança moderna, com Alan Rezende, e jazz musical, com Roberta Cid. Fechando a programação, aconteceu a apresentação da Cia. Nós da Dança, com a coreografia “Tempo”.
Na despedida do festival, no domingo, 18, foram realizadas as oficinas de dança de salão / Zouk, com Kamacho, e de hip hop, com Soninho. No início da tarde aconteceu ainda a Batalha Mano a Mano de Dança de Rua, sob a coordenação do bailarino Ary Cordeiro. A mostra competitiva do último dia reuniu coreografias de danças populares, dança de salão e danças urbanas. A Cia Urbana de Dança apresentou a coreografia “Na Pista” antes da entrega dos prêmios.
CONHEÇA OS VENCEDORES DO FESTIVAL:
Grupo Adulto: Grupo Cridança
Grupo Sênior: Ballet Márcia Sampaio
Grupo Juvenil: Balletaarj
Grupo Infantil: In Cena Escola De Dança
Melhor Coreógrafo: Rafael Santos
Melhor Bailarina: Maria Clara Coelho
Melhor Bailarino: David Chagas
Revelação: Ariel Da Silva Paz
Destaques da Noite: Don Quixote (Balletaarj); Armando Aurich;
Apocalipse (Martha Bastos); Imaginando Nós Dois (Grupo Dança Jovem).
Melhor Coreografia para o jingle do XI Festival de Dança: In Cena Cia. De Dança.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo