Falta de água será solucionada até o fim da semana

Representante da Cedae assegurou que manutenção de todas as bombas garantirá a normalização do abastecimento

O diretor do interior da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), Heleno Silva, afirmou na última sexta-feira, dia 8, em um encontro com o secretário de Serviços Públicos de Rio das Ostras, Nilton Teixeira, que a falta de água será solucionada até o próximo dia 20.

No mês passado, duas das cinco bombas que compõem o sistema de abastecimento de água na estação de captação em Bicuda Grande começaram a apresentar problemas, prejudicando o abastecimento da cidade. Na última semana pararam de vez agravando a situação do município.

De acordo com Silva, a solução encontrada pela Cedae foi fazer a manutenção de todas as bombas até que a troca definitiva seja efetivada. As bombas foram danificadas devido ao contato constante com areia, que é abrasiva e desgasta o equipamento.

           O diretor da Cedae prometeu que até o fim deste ano, bombas mais possantes serão colocadas no lugar das atuais, aumentando a vazão de 280 para 400 litros por segundo. "Os equipamentos já estão em fase de licitação. Com essa capacidade conseguiremos atender à demanda de Rio das Ostras. Porém, é preciso que as pessoas se conscientizem da necessidade de economizar. O consumo no município ainda é muito acima da média, que caracteriza desperdício", explicou o diretor.

            O secretário de Serviços Públicos frisou que a prefeitura continua dando apoio logístico à Cedae em todas as suas ações. A administração municipal também construiu recentemente um muro em gabião na margem do Rio Macaé, para conter a entrada de areia no reservatório. O objetivo é proteger o equipamento e evitar gastos com a manutenção, que girava em torno de R$ 18 mil por ação empreendida com custo pela prefeitura.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.