Fórum reúne representantes de Redes de Educação Ambiental

Formar uma rede de educadores ambientais que desenvolvam ações voltadas para a preservação das riquezas naturais de Rio das Ostras. Este é um dos objetivos do Fórum de Educação Ambiental que será realizado na quarta-feira, dia 21 de junho, às 18 horas, na Casa da Educação.

Já foram confirmadas as participações de Gleice Maira e Carla Tavares, representantes da Rede de Educação Ambiental da Bacia do Rio São João e Rio das Ostras (Reajo) e Pedro Eduardo Graça Aranha, representante da Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea).

Uma iniciativa conjunta das Secretarias de Educação (Semed) e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap), o Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras vem realizando programas e projetos que envolvem professores, alunos e comunidade. Entre as ações socioambientais que acontecem na cidade estão Coletivo Educadores e Pesquisa-Ação-Participante, que não se limitam às comunidades educacionais e contam com o apoio dos moradores das localidades.

Alguns projetos de Educação Ambiental desenvolvidos em Rio das Ostras utilizam a metodologia do Com-Vidas (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola), Cardápio de Aprendizagem (o prato principal representa a questão ambiental mais importante da localidade) e ZOPP (Planejamento de Projeto Orientado por Objetivo).

Compõem o Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras as coordenadoras pedagógicas Claudia Corrêa, Eliane Camacho e Shirley Ludugéria (Semed / Casa da Educação) e, representando a Semap, a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Mônica Linhares, e a bióloga Silvana Sarzedas.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.