Estudantes de Rio das Ostras que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática recebem homenag

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, homenageou na terça-feira, dia 27, os estudantes da rede municipal de educação que se destacaram na 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. 
Os estudantes e seus professores receberam placas de homenagem das mãos do prefeito e de outras autoridades presentes.

Um dos homenageados foi o estudante Marcello Silva de Paula, que conquistou o 1º lugar em nível nacional na Olimpíada, empatado com mais 7 estudantes, e também o 1º lugar no nível estadual. Como prêmio, Marcello vai receber uma medalha de ouro, entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de premiação da Olimpíada, em abril de 2006, em Brasília, quando também vai abrir a 2ª OBMEP. O estudante também vai receber uma bolsa de iniciação científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Marcello contou que foi inscrito na Olimpíada por um amigo e que como sempre tirou boas notas em Matemática ficou interessado em participar da competição. “A primeira prova foi mais fácil porque era com questões de múltipla escolha e envolvia mais lógica. A segunda prova foi um pouco mais complicada porque as questões tinham que ter justificativa, mas não tive muitas dificuldades com as questões”, disse ele.

O estudante disse que esperava ficar entre os 100 primeiros colocados, mas não esperava ser o primeiro. “Esse resultado é mais um incentivo para que eu participe da próxima olimpíada. Agora eu vou para o bicampeonato”, disse Marcello.

– O 1º lugar em uma olimpíada de matemática não é para qualquer um. O Marcello e todos os outros alunos têm potencial para irem ainda mais longe. Os professores também estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido com os alunos – disse a secretária de Educação da Prefeitura de Rio das Ostras, Maria Lina da Paixão.

O prefeito Carlos Augusto parabenizou a Secretaria de Educação pelo trabalho desenvolvido com os alunos. “Os professores são o instrumento do conhecimento para os alunos para que eles cresçam como profissionais e como cidadãos. Esse trabalho feito com os estudantes gera resultados como o obtido pelo Marcello. E que ele sirva de exemplo para muitos outros estudantes”, disse Carlos Augusto.

Além de Marcello, também foram homenageados os alunos que receberam Menção Honrosa em nível estadual. No Nível I (5ª e 6ª série), receberam a Menção Honrosa Bianca Cordeiro Freire (71º lugar), Hudson Allen Barreto Gama de Almeida (246º), Rayra de Freitas Ferreira Souza (252º), Marina dos Santos (272º) e Sabrina Domiciano de Jesus Gaspar (338º).

No Nível II (7ª e 8ª série), a Menção Honrosa foi concedida aos estudantes Pietro de Souza Lichotti (77º), Ana Lillian Cordeiro Freire (149º), Ingrid Christyne Luquett de Oliveira (202º), Fabrício Augusto Moreira (220º) e Pedro Henrique Fabbri Leme (330º).

A 1ª OBMEP foi realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Participaram da olimpíada, 10,5 milhões de alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de diversos estados do Brasil.

Também participaram da homenagem, a diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho; a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira; o subsecretário de Guarda e Trânsito, Paulo César Rodrigues; o presidente da Câmara, Carlos Afonso; e a chefe de gabinete do prefeito, Ângela Toffano do Amaral; entre outros convidados.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.