Encontro da Pestalozzi em Rio das Ostras debate direitos da pessoa com deficiência

“Estar à frente da luta pelos direitos dos deficientes físicos não é obrigação, mas vocação”, disse Sabino, na mesa de abertura

O IV Encontro Estadual das Associações de Pestalozzi, realizado em Rio das Ostras, entre os dias 19 e 21 de setembro, foi marcado por muita emoção. Militante pelos direitos das pessoas com deficiência, desde seu mandato no legislativo, o prefeito Sabino complementou o discurso do deputado Estadual Márcio Pacheco, que acredita que estar à frente desta luta é um chamado especial.

“Ser gestor público não é algo fácil. São diversas prioridades e temos que aplicar recursos financeiros em todas as áreas, mas a acessibilidade é uma luta diária. Precisamos garantir políticas voltadas para esse público, que tem o desejo de garantir seu espaço na sociedade”, disse o prefeito.

Depois de relatar seu trabalho nesta área na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj, o deputado Márcio Pacheco elogiou o Município pelo apoio à Pestalozzi e por sediar o Encontro que este ano debate a instalação do Movimento Estadual de Pessoa com Deficiência.

“Conheço Sabino há muito tempo. Sei do quanto se compromete com as pessoas deficientes desde quando atuávamos juntos na Alerj. Estamos unindo forças para não deixarmos que aprovações na Assembleia desvalorizem ou até mesmo acabem com as instituições, como a Pestalozzi”, relatou Márcio.

Integrante da Pestalozzi de Nova Friburgo, Márcia Silva testemunhou emocionada o quanto a Instituição a ajudou a se colocar no mercado de trabalho. “Eu queria trabalhar e já havia falado com meus amigos da Pestalozzi. Um dia cheguei lá e recebi o convite para trabalhar como telefonista. Nem acreditei”, relatou.

ENCONTRO – De quatro em quatro anos, a Federação da Associação Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro – Feasperj realiza este encontro, com o intuito de interagir e levantar demandas importantes para serem debatidas em nível nacional.

DISCUSSÃO – Em 2013, as Associações discutiram a implantação do Movimento Estadual de Pessoa com Deficiência, que busca ouvir os usuários da Pestalozzi para identificar as necessidades das instituições para ampliar o atendimento, dando-lhes o nome de auto-defensores.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.