Educação pública está no ranking das melhores do Estado

Resultados do Ideb 2009 classificam o município como o único da Região entre os 10 com as médias mais altas no Rio de Janeiro 

Rio das Ostras continua se destacando no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação. Segundo os dados divulgados esta semana, o município é o único da Região dos Lagos que entrou no ranking dos 10 melhores do Estado do Rio de Janeiro no Ideb 2009. Esse resultado foi estampado em matéria publicada na segunda-feira, dia 5 de julho, no jornal O Globo. Já na listagem com as 100 melhores escolas do estado que saiu na terça-feira, dia 6 de julho, no jornal O Dia, Rio das Ostras teve três unidades municipais citadas como destaques entre o 1º ao 5º ano e seis unidades municipais incluídas entre as com maiores notas do 6º ao 9º ano.

As médias da cidade cresceram cerca de 4% nos anos iniciais (1ª ao 5º ano) e 9,3 % nos anos finais (6º a 9º ano), ultrapassando as metas previstas para o MEC para 2013 e 2011, respectivamente. Segundo a secretária de Educação, Maria Lina Paixão, o bom resultado no Ideb não surpreendeu, já que se aproximam das médias alcançadas nas avaliações que realizam periodicamente na rede municipal.

 “Desde 2007, estamos realizando avaliações sistêmicas de toda a rede municipal. Assim conseguimos medir semestralmente o desempenho dos estudantes de todas as séries e traçar estratégias para melhorar ainda mais. Nosso objetivo com essas avaliações não é apenas preparar os estudantes para a Prova Brasil, mas também detectar avanços e deficiências”, conta.

A Secretaria de Educação de Rio das Ostras também oferece cursos de qualificação para professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. “Trabalhamos com o desenvolvimento de habilidades e competências e isso faz com que os nossos alunos tenham mais facilidade para expressar e compreender os conteúdos”, enfatiza a professora Maria Lina, lembrando que a cidade tem um referencial curricular que possibilita que todas as escolas cumpram os conteúdos programáticos.

 

FONTE:

Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

 

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.