Dia do Meio Ambiente é lembrado com vasta programação em Rio das Ostras

Exposições, palestras, oficinas, plantio de mudas, apresentações culturais e mesa redonda são destaque entre os dias 3 e 8 de junho

O Dia do Meio Ambiente foi criado em 5 de junho de 1972 durante um encontro promovido pela ONU – Organização das Nações Unidas para tratar de assuntos ambientais. É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição. Para informar ainda mais moradores e visitantes, a Administração Municipal de Rio das Ostras promove a partir do próximo dia 3 a Semana do Ambiente. A cerimônia de abertura acontecerá às 9h, no Parque dos Pássaros.

Até sábado, dia 8, acontecerão exposições, palestras, oficinas, dinâmicas, plantio de mudas, apresentações culturais e mesa redonda. Na quarta, dia 5, o prefeito Sabino participa de uma mesa redonda, às 17h30, no auditório da Secretaria do Ambiente, no Parque dos Pássaros, com o tema “Saneamento Básico, Meio Ambiente e Saúde”. Outra mesa redonda com o tema “A Lagoa de Imboassica – propostas para implantação e gestão de uma Unidade de Conservação” acontece no dia 7. O encontro, marcado para às 15h no Parque dos Pássaros, terá a participação dos secretários do Ambiente de Rio das Ostras, Nivaldo Talon, e de Macaé, Guilherme Sardenberg.

A programação encerra com um passeio ciclístico no sábado, dia 8, com largada às 8h, na Boca da Barra. O ponto de chegada será a Lagoa de Iriry. O Parque dos Pássaros fica na Rua Petrópolis, s/nº – Jardim Marilea. O telefone para mais informações sobre a programação é 2771-6419. Inscrições para as diversas atividades podem ser feitas pelo e-mail eventossemap@gmail.com

TERRITÓRIO SUSTENTÁVEL – Em Rio das Ostras, é garantida a preservação de 18,74% do território por meio das Áreas Protegidas. Assim, o município tem a possibilidade de manter suas bacias hidrográficas, restinga, fauna e flora. Um exemplo é a APA da Lagoa do Iriry, com mais de 949 mil metros quadrados, que disciplina o processo de ocupação para proteger a biodiversidade, assegurando o uso de seus recursos naturais e a qualidade de vida.

O município tem ainda a Área de Relevante Interesse Ecológico de Itapebussus, o Monumento Natural dos Costões Rochosos, o Parque Municipal, o Manguezal do Rio das Ostras, a ZEIMA – Zona de Especial Interesse Para o Meio Ambiente, a Área de Proteção Ambiental da Bacia do São João Mico Leão Dourado e o Parque Municipal dos Pássaros, viveiro licenciado pelo Ibama, com 8 hectares de área.

Outro destaque no território sustentável de Rio das Ostras é a Reserva Biológica REBIO União, espaço que abriga elementos primários da flora, além de apresentar as melhores condições ambientais da região, onde fica registrada a presença de uma das maiores populações silvestres de mico-leão-dourado. São 2.548 hectares, com 2/3 cobertos por densa Mata Atlântica, se estendendo até Macaé e Casimiro de Abreu.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.