Defesa Civil ensina a prevenir incêndios em imóveis

Prefeitura orienta moradores a acionarem a Defesa Civil através dos telefones 199 ou 153

Cerca de 50 incêndios por mês, entre residências, comércios, veículos e vegetação. Esse grande número de ocorrências em Rio das Ostras nos últimos meses tem preocupado a Superintendência de Defesa Civil da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano do município. De acordo com Werther de Albuquerque, superintendente da Defesa Civil, a má instalação do botijão de gás e a armazenagem errada de material inflamável são as principais causas dos incêndios em imóveis.

 “Seguir as normas de segurança do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e do Corpo de Bombeiros é fundamental. Fazer as instalações elétricas e de gás com o profissional habilitado e com o material adequado já reduz bastante o risco de incêndios. Na dúvida, basta solicitar a inspeção da Defesa Civil”, frisou Wether.

 Além do botijão de gás, os maiores vilões dentro das residências são: ferro elétrico, microondas, forno elétrico e ventilador. Segundo Werther, esquecer os aparelhos ligados, ligar muitos eletrodomésticos em uma mesma tomada e manter líquidos inflamáveis em locais inadequados e de fácil acesso para as crianças são alguns dos erros mais comuns que podem ser fatais. Nos veículos, de acordo com o superintendente, cuidados durante a instalação do Gás Natural Veicular (GNV) e fazer a revisão regularmente da parte elétrica e do motor são necessários.

 No caso de incêndios em vegetação, que são os com maior incidência chegando a 30 por mês, o maior problema são as fogueiras. “No nosso município chove com freqüência, então, praticamente não temos incêndios provocados pela seca. É a ação do homem que, geralmente, acaba tomando maiores proporções”, explicou Werther, frisando que em caso de princípio de incêndio basta ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199 ou através do 1532, telefone da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.