Defesa Civil ensina a prevenir incêndios em imóveis
“Seguir as normas de segurança do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e do Corpo de Bombeiros é fundamental. Fazer as instalações elétricas e de gás com o profissional habilitado e com o material adequado já reduz bastante o risco de incêndios. Na dúvida, basta solicitar a inspeção da Defesa Civil”, frisou Wether.
Além do botijão de gás, os maiores vilões dentro das residências são: ferro elétrico, microondas, forno elétrico e ventilador. Segundo Werther, esquecer os aparelhos ligados, ligar muitos eletrodomésticos em uma mesma tomada e manter líquidos inflamáveis em locais inadequados e de fácil acesso para as crianças são alguns dos erros mais comuns que podem ser fatais. Nos veículos, de acordo com o superintendente, cuidados durante a instalação do Gás Natural Veicular (GNV) e fazer a revisão regularmente da parte elétrica e do motor são necessários.
No caso de incêndios em vegetação, que são os com maior incidência chegando a 30 por mês, o maior problema são as fogueiras. “No nosso município chove com freqüência, então, praticamente não temos incêndios provocados pela seca. É a ação do homem que, geralmente, acaba tomando maiores proporções”, explicou Werther, frisando que em caso de princípio de incêndio basta ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199 ou através do 1532, telefone da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social