Cursos de cultivo de horta e reaproveitamento alimentar

Rio das Ostras lança cursos de cultivo de horta e reaproveitamento alimentar

Oficinas são gratuitas e promovidas pelo no Núcleo de Educação Ambiental. Inscrições estão abertas até dia 30

Mais saúde e um ambiente melhor: essa é a proposta das Oficinas de Verão do Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura de Rio das Ostras. Até dia 30 de janeiro, estão abertas as inscrições para os cursos de horta familiar orgânica e jardinagem, compostagem e caldas orgânicas e de reaproveitamento e segurança alimentar. As oficinas acontecem dias 6, 10 e 12 de fevereiro, respectivamente, e são abertas à comunidade.

As oficinas de horta orgânica e compostagem serão realizadas no Parque dos Pássaros e a de reaproveitamento e segurança alimentar, no Centro de Cidadania. Todas serão ministradas pelo técnico agrícola Leandro de Lima, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

"É objetivo do Núcleo estimular a consciência ambiental e envolver a comunidade. As oficinas de verão são oportunidades de mostrar a importância da agricultura orgânica e da redução do desperdício do alimento, que é muito grande no Brasil.  As folhas da beterraba, por exemplo, têm 132 vezes mais nutrientes que a própria beterraba e normalmente vão para o lixo", explica Leandro de Lima.

Programas das oficinas – No curso de horta orgânica, dia 6 de fevereiro, sexta-feira, de 8h30 às 12h e de 14h às 17h, os alunos aprenderão como montar uma horta suspensa, para pequenos espaços, e a manutenção das plantas, como cuidados, reconhecimento de pragas e doenças.

A oficina de compostagem acontece dia 10, terça-feira, de 8h30 às 12h. Os participantes saberão preparar o adubo a partir de produtos naturais, dando um bom destino ao lixo orgânico, sem mau cheiro.

O curso de reaproveitamento e segurança alimentar será dia 12, quinta-feira, de 8h30 às 12h e de 14h às 17h. O técnico vai ensinar como escolher bem os alimentos e como conservar os nutrientes. Além disso, os alunos vão aprender receitas nutritivas – e deliciosas – feitas com cascas, talos e sementes.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas pelo telefone do Núcleo de Educação Ambiental, 2771-3937, e-mail nucleoeduambientalro@yahoo.com.br ou pessoalmente no Núcleo, que funciona no Parque dos Pássaros, rua Petrópolis, s/ no, Jardim Mariléa, de 8h30 às 16h30.

O Núcleo de Educação Ambiental é uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e de Educação da Prefeitura de Rio das Ostras.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.