Adultos superam limites no projeto Ostrinha

Pessoas com problemas de saúde buscam o projeto para ganhar qualidade de vida
Interação e superação. São com esses objetivos que muitos adultos ingressaram no projeto Ostrinha 2009. Voltado para jovens e crianças, há cinco anos o Ostrinha oferece vagas para pessoas acima dos 18 anos que, a cada edição, procuram mais as atividades do projeto. Donas-de-casa que vão para acompanhar seus filhos, aposentados, autônomos e, principalmente, pessoas com problemas de saúde vêem no Ostrinha a oportunidade de melhorar a qualidade de vida através das atividades físicas e conhecer novas pessoas.

"No primeiro ano tínhamos 30 alunos, agora são 96. Temos participantes com artrite, diabetes, cardiopatia, entre outros problemas de saúde, que vêm para o Ostrinha aprender e fazer atividades físicas que minimizam alguns males causados pela doença", relatou Werther de Albuquerque, diretor do Departamento de Defesa Civil da Secretaria de Guarda e Trânsito, que também é guarda-vida e responsável pelas categorias adultas do projeto, a "Sereia" e o "Lobo do Mar".

O aposentado Leonério Nery teve que amputar uma das pernas por problemas circulatórios causados pelo cigarro. Entretanto, as limitações impostas pela prótese não o impediu de estar logo cedo na areia da praia fazendo ginástica "Preciso me exercitar até mesmo por recomendações médicas. A energia daqui é muito boa e vim com a minha família", explicou Leonério, que também é aluno da escola de Natação no Mar da prefeitura.

Com 71 anos e uma válvula mitral no coração, colocada após um enfarto, Álvaro Costa é o primeiro da fila na hora das atividades físicas. Para ele, o Ostrinha é um local para conhecer pessoas e curtir a vida "Estou na cidade há um ano e meio e aqui faço novos amigos e me sento muito mais disposto",concluiu.

Ostrinha –O projeto Ostrinha é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, através da Secretaria de Esporte e Lazer e da Secretaria de Guarda e Trânsito, com o apoio do 9º Grupamento de Bombeiro Militar. Dentre as atividades realizadas no projeto estão aulas de ginástica, corrente marinha, condições do mar e comportamento na areia, conhecimentos marinhos, disciplina ambiental, aulas de natação, primeiros socorros salvamentos, entre outros. O Projeto começou no dia 8 de janeiro e vai até o próximo dia 29.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.