Curso capacita servidores e policiais de Rio das Ostras a atender mulher vítima de violência

Qualificação integra série de ações desenvolvidas pela Prefeitura em parceria com Estado em favor da segurança da mulher

Cerca de 50 pessoas, entre servidores das secretarias de Saúde e Bem-Estar Social e integrantes da equipe da 128ª Delegacia de Polícia, participam nesta segunda-feira, dia 15, do curso de capacitação para atendimento às mulheres vítimas de violência. O curso, que aconteceu no auditório do Parque dos Pássaros, é mais uma parceria da Prefeitura e da Polícia Civil em prol da segurança das mulheres da cidade. O prefeito Sabino participou da abertura da solenidade ao lado do diretor do Departamento Geral da Polícia do Interior, José Renato Chernicharo, que representou a chefe da de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Martha Rocha.

“O curso que está sendo realizado hoje é muito importante, mas precisamos avançar ainda mais. Estamos cumprindo uma série de compromissos assumidos junto à sociedade, entre esses a criação de uma estrutura para atender à mulher vítima da violência, que vai funcionar na Secretaria de Bem-Estar Social. Também conseguimos, junto ao Governo do Estado, a ampliação do espaço físico da 128ª DP, mas precisamos também de mais policiais. Por isso faço aqui um apelo ao diretor da Polícia do Interior para levar a nossa reivindicação de aumentar o número do efetivo da nossa delegacia”, afirmou Sabino.
Segundo José Renato Chernicharo, diretor do Departamento Geral da Polícia do Interior, a Prefeitura de Rio das Ostras vem se destacando no desenvolvimento de ações voltadas para a segurança. “Tenho viajado por várias cidades e é difícil encontrar administradores preocupados com essa questão, com tanta vontade de colaborar e melhorar o atendimento às mulheres, reduzindo os índices de violência, como o prefeito Sabino”, afirmou Chernicharo.

AÇÕES PERMANENTES – Desde o início da atual Administração Municipal, ações de combate à violência contra a mulher vêm sendo desenvolvidas, em parceria com o Governo do Estado e diferentes setores da sociedade. Representantes da Prefeitura participam de reuniões com grupos de discussão e trabalho, que possibilitaram a criação do Comitê Intersetorial de Articulação da Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência. Os gestores municipais também estiveram presentes na audiência pública sobre violência contra a mulher realizada na Câmara Municipal, no dia 20 de maio, com a presença da chefe da Polícia Civil, Martha Rocha.
Durante o curso foi definida a próxima ação em prol da segurança feminina, desta vez em parceria com a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio. A iniciativa será um novo curso de capacitação, desse vez para atendimento às adolescentes vítimas de violência. A qualificação será ministrada por intermédio da Rama – Rede de Apoio à Mulher Adolescente e do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Uerj – Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

CURSO – Também estiveram presentes à solenidade de abertura do evento a coordenadora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher do Estado do Rio de Janeiro, Marcia Noeli; a delegada titular da 128ª DP, Carla Tavares; a superintendente da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio, Adriana Valle Mota; a secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri e diretora da Casa da Mulher, Andrea Morata Montouro, representando a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos.
O curso de capacitação tem entre seus instrutores Sânia Burlandi, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de São João de Meriti, abordando as legislações de proteção às vítimas de violência doméstica. A capacitação prossegue com o psicólogo Dario Córdova, falando das características da vítima depois de sofrer violência e o porquê da denúncia muitas vezes demorar a acontecer. Já a socióloga Adriana Valle Mota apresenta os centros de referência no atendimento às mulheres vítimas de violência.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.