Conferência de OP Jovem reúne cerca de 350 estudantes em Rio das Ostras

Participantes debateram violência com o Grupo “Comandos” do AfroReggae

A Prefeitura promoveu nesta quinta, 21, a 3ª Conferência do Orçamento Participativo Jovem, que reuniu alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Rio das Ostras. Os estudantes tiveram a oportunidade de discutir sobre prioridades de investimentos em políticas públicas para jovens, participar de um debate sobre violência e escolher os representantes do Conselho do OP Jovem. A cerimônia de abertura, realizada no Centro Esportivo Chico Leite, contou com a participação do prefeito Sabino e secretários municipais.

Os debates foram organizados em cinco eixos temáticos: Representação Juvenil e Mercado de Trabalho; Educação e Cultura; Mobilidade, Acessibilidade e Infraestrutura; Tributos e Orçamento; e Saúde, Ambiente e Esporte e Lazer. Após debates, os estudantes elegeram as prioridades de investimento nas áreas definidas.

O prefeito Sabino destacou a importância da atuação dos jovens para melhorar os quadros políticos no País e incentivou-os a se interessar pelo serviço público. “Daqui sairão engenheiros, médicos, professores, políticos. É fundamental que vocês aprendam a administrar a Cidade agora. Isso influi no controle e na qualidade dos governantes”, disse Sabino, que apresentou a equipe da Prefeitura, como forma de estreitar o contato entre os adolescentes e o Poder Municipal.

Para o secretário de Planejamento, Urbanismo e Habitação, Maurício Pinheiro, o OP Jovem abre espaço para a diversidade e as novas ideias da juventude. Presidente da Gestão 2012-2013 do Orçamento Participativo, a jovem Bruna Monteiro destacou a importância da Conferência. “Ninguém precisa dizer para nós o que queremos, aqui temos voz”, afirmou.

A médica Viviane Reis, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente, esclareceu dúvidas sobre a vacina contra o HPV. A Conferência definiu também os novos conselheiros, que representarão os alunos das escolas no biênio 2014-2015.

COMANDOS – Durante a Conferência, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de um debate sobre violência por meio da iniciativa “Comandos”, do AfroReggae. “Nossa ideia é mostrar que é possível um mundo de paz e buscar um caminho que não seja o da guerra”, explicou o policial civil José Magalhães.

Depoimentos fortes, de pessoas que foram protagonistas do crime organizado no Rio de Janeiro, e, hoje, após cumprirem pena, estão reabilitados e participando de projetos da ONG AfroReggae, impressionaram a plateia. O debate mediado por Magalhães teve a participação de Ziquinho, Tuchinha, João Paulo e Daniela, ex-membros de facções criminosas conhecidas no Rio de Janeiro, e do ex-miliciano Robson.

Mylena Elisa, de 14 anos, aprovou a iniciativa. “Conhecer essa realidade foi importante em todos os sentidos. Foi uma boa troca de experiência e uma oportunidade de dar conselhos para os jovens”, disse.

EU CUIDO, EU INVENTO – Os alunos da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos foram os vencedores do concurso “Rio das Ostras: Eu Cuido, Eu Invento”, que estimula a valorização do patrimônio público. Os participantes reproduziram o Parque dos Pássaros em uma maquete.

O estudante do Imero, Luiz Gabriel Tinoco, foi o vencedor da categoria desenho. Ele criou uma proposta de Centro de Referência de Conhecimento Científico. “Rio das Ostras tem tudo para ser uma referência em educação”, opina Luiz.

Os vencedores receberam camisas, medalhas, kit para a escola. Os estudantes participantes viajarão para as cidades históricas de Minas Gerais.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

 

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.