Começa a vacinação das meninas contra o HPV em Rio das Ostras

Imunização contra o vírus, que pode causar câncer de colo de útero, acontece nas escolas a partir desta segunda

A partir desta segunda, 10 de março, a Prefeitura de Rio das Ostras passa a oferecer gratuitamente a vacina quadrivalente papilomavírus humano (HPV) para meninas de 11 a 13 anos, para prevenção do câncer de colo do útero. A Secretaria Municipal de Saúde vai começar a imunização pelas escolas, públicas e privadas. Nesta segunda, as equipes estarão nas unidades municipais Fazenda da Praia, no Mar do Norte, Ciep Mestre Marçal, no Jardim Campomar, e na Escola Municipal Cidade Praiana, na localidade de mesmo nome. A ação de Rio das Ostras está alinhada ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. 

A vacinação reduz o risco de, mais tarde, as adolescentes desenvolverem a doença, que hoje é a segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres. A vacina protege contra os subtipos HPV 16 e 18, que são responsáveis por cerca de 70% dos casos desse tipo de câncer em todo o mundo. 

A imunização contra o HPV começa agora no Brasil, mas já é realizada com sucesso em países como Canadá, Suíça e México. Algumas famílias brasileiras já vacinavam suas filhas contra o HPV, pagando até R$ 400 por dose, na rede particular. Na rede municipal, as meninas serão imunizadas gratuitamente, atingindo o objetivo do Governo, de democratizar o acesso à Saúde. 

“Os pais devem saber que a vacina é segura e eficiente na proteção da saúde das meninas”, esclarece a secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri. 

ESCOLAS – A Prefeitura de Rio das Ostras vai vacinar, de acordo com um cronograma, todas as adolescentes de 11 a 13 anos, nascidas entre 01/01/2001 e 31/12/2003 matriculadas nas redes pública e particular de ensino. As alunas receberam antes um termo de autorização para que fosse assinado pelos responsáveis. Só receberão a vacina, as estudantes que apresentarem o documento firmado pelos pais.

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, as meninas deverão tomar três doses da vacina contra o HPV. A primeira dose será ministrada agora em março. A segunda, após seis meses, e a terceira, cinco anos depois da primeira dose. A vacina contra o HPV também estará disponível nas unidades de Saúde durante todo o ano, após a campanha nas escolas. 

CRONOGRAMA – Todas as meninas do Município, dentro da faixa etária definida, receberão a vacina, desde que o procedimento seja autorizado pelos responsáveis. A Prefeitura prevê a vacinação de 3 mil pessoas. Nesta primeira semana, a vacinação acontece de acordo com cronograma abaixo. A imunização nas demais unidades escolares, públicas e privadas será divulgada posteriormente.

 

10/03

segunda-feira

E.M. Cidade Praiana

Ciep Brizolão Mestre Marçal

E. M. Fazenda da Praia

11/03

terça-feira

E. M. Carlos Mauricio

E. M. Trindade

E. M. Maria da Penha de Oliveira

E. M. Profa. Marinete Coelho de Souza

IMERO

E. M. Dom Bosco

E. M. Henrique Sarzedas

12/03

quarta-feira

E. M. Francisco de Assis Medeiros Rangel

E. M. Maria Teixeira de Paula

13/03

quinta-feira

 Anexo E. M. Pref. Claudio Ribeiro

E. M. Padre José Dilson Dorea

E. M. Fany Batista Esteves

C. M. Profa. América Abdalla

14/03

sexta-feira

E. M. Neuzir Pereira Mello

E. M. Arco-Íris

E. M. Simar Machado Sodré

E. M. João Bento Duarte Neto

E. M. Ver. Pedro M. dos Santos

E. M. Fazendas Reunidas Atlântica

 

 

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.