Chuvas: Prefeitura ficará em estado de alerta durante o feriadão

De acordo com o Sistema de Informações Ambientais o mau tempo deve permanecer até o domingo

Apesar do feriado prolongado, diversos departamentos da Prefeitura de Rio das Ostras ficarão de plantão nos próximos dias 21, 22 e 23 em virtude das chuvas que atingem o município desde o início da semana. De acordo com dados do Sistema de Informações Ambientais (SIA) da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, essa é uma chuva atípica que está afetando todo o Sudeste. Só nos últimos dias 18 e 19 choveu 176 milímetros, mais do que a média do município para todo mês de novembro, que é de 159.

 Ainda segundo o SIA, as chuvas devem continuar, deixando o município em alerta até domingo, dia 23. O tempo chuvoso permanece, também, nas cabeceiras dos rios, elevando o nível das águas e contribuindo para os alagamentos. "Com as chuvas, os rios estão subindo e a atual condição das marés está dificultando a vazão para o mar. O escoamento da água é um processo lento, que depende de uma série de fatores ambientais, além das ações da Prefeitura. A população também deve contribuir, evitando o depósito de lixo e entulho nas ruas e bueiros", frisou Mauro Prioste, engenheiro ambiental e coordenador do SIA.

 Plantão – A Secretaria de Guarda e Trânsito ficará durante todo o feriadão com guardas, agentes da Defesa Civil e do Departamento de Proteção Ambiental, em plantão 24 horas para atendimento de urgência e com as viaturas percorrendo ruas das localidades mais afetadas do município para orientar e auxiliar a população, assim como fazer o transporte de pessoas em caso de alagamentos. Os guardas que trabalham no trânsito também ficarão de prontidão para dar maior fluidez e segurança às vias, além de atuarem no desvio e interdição de ruas, caso haja necessidade. O telefone de urgência da guarda é o 1532 e os da Defesa Civil são o 199 e o 2760-8394

 Equipes da Secretaria de Bem-Estar Social continuarão, durante todo o feriado prolongado, cadastrando as famílias afetadas pelas chuvas e atendendo aos desalojados e desabrigados com cobertores, colchonetes, roupas, água e alimentação.

 Já a Secretaria de Serviços Públicos intensificará o trabalho que é realizado periodicamente de limpeza de encostas, recuperação dos sistemas de drenagem e  desobstrução de valas em diversas localidades do município como Rocha Leão, Mar do Norte e Extensão Serra Mar. De acordo com o secretário da pasta, Nilton Teixeira, caso as chuvas parem neste fim de semana, serão retomados os trabalhos de limpeza e recuperação de pavimentação nas localidades afetadas. 

FONTE:  Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.