Campeonato Estadual de Águas Abertas

Equipes riostrenses se destacam em travessia do Campeonato Estadual de Águas Abertas

Percurso de 1,5 km realizado na cidade reuniu nadadores de diferentes idades

Cerca de 400 nadadores de diferentes idades participaram no domingo, dia 1º de fevereiro, em Rio das Ostras, da Travessia Nossa Senhora dos Navegantes. Com percurso de 1,5 km, da Boca da Barra a Praia do Bosque, a competição abriu o calendário do Campeonato Estadual de Águas Abertas 2009. As equipes riostrenses tiveram um excelente desempenho, alcançando as três primeiras colocações gerais. Na liderança ficou a Escola do Mar, com 106 pontos, seguida pela Natação no Mar/ Casulo, com 98 pontos, e pela Aquática Dejamo, com 97 pontos. A travessia contou ainda com uma prova de 500 m e outra de 100m, para crianças entre 7 e 9 anos.

Na travessia menor, as três primeira colocações ficaram, respectivamente, com a Escola do Mar de Rio das Ostras, Educandário Miosótis, de Nova Friburgo, e Aquática Dejamo. Entre as equipes participantes do circuito estavam a do América FC/ Djan Madruga, Botafogo, Fluminense, Vasco da Gama, Flamengo e Rômulo Arantes Nadadores. O evento foi organizado pela Faberj – Fazendo Águas Abertas no Estado do Rio de Janeiro e Aquática Dejamo, com o apoio das secretarias de Esporte e Lazer e de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras.

Talentos – O nadador Luiz Lima, pentacampeonato da Travessia dos Fortes do Rio de Janeiro e integrante da seleção brasileira de maratonas aquáticas, foi assistir a Travessia Nossa Senhora dos Navegantes e elogiou o incentivo ao esporte em Rio das Ostras.

"O litoral calmo da cidade é excelente para a prática da natação do mar durante todos os meses do ano. Com o incentivo da Prefeitura, os moradores podem aprender a nadar com o custo zero e isso vem despertando novos talentos", afirmou Luiz Lima.

Estreante em provas no mar, Evelyn Motta, de 8 anos, moradora de Nova Friburgo, venceu a prova de 100 m. "Fiquei muito feliz com o resultado", disse a menina. Para a veterana Suzana Altmayer Pizzorne, primeiro lugar da categoria master 65+ na prova de 500 m, a emoção não foi diferente.

"Fui a primeira mulher a atravessar o Canal do Rio Grande, mas depois me casei, vieram os filhos e não consegui continuar nadando", lembra a gaúcha. Quando se mudou para Rio das Ostras, Suzana e o marido Luiz Pizzorne viram na escola Natação no Mar a possibilidade de voltar ao esporte e atualmente ambos participam de travessias.

 

Resultados – Na travessia principal, os melhores tempos ficaram com Rai Amaral (juvenil), Rômulo dos Santos (sênior) e Eric Miranda (júnior), este último integrante da equipe riostrense Aquática Dejamo. Entre as mulheres, os melhores resultados ficaram com Mariana Pereira e Mariana Mello, ambas na categoria juvenil, seguidas por Luciana Matos (sênior). A riostrense melhor classificada nesta prova foi Priscilla Monteiro, da Escola do Mar, que disputou na categoria juvenil.

 

Guarda Municipal – A Guarda Municipal de Rio das Ostras se destacou na travessia. O guarda Rodolpho ficou em segundo lugar na categoria master 25+ no percurso de 1,5 km. Já o guarda Vidal conquistou o terceiro lugar na categoria master 35+ na prova de 500m. No geral, a equipe da secretaria ficou com a 18ª colocação.

 

 

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.