XVIII Fórum de Planejamento e Orçamento apresenta investimentos da Prefeitura à população

Comunidade conheceu o desempenho financeirodo último quadrimestre do ano de 2010

A população de Rio das Ostras teve a oportunidade de conhecer, na noite da última segunda-feira, dia 28, no plenário da Câmara Municipal, da receita e despesa da Prefeitura de Rio das Ostras no último quadrimestre do ano de 2010. A apresentação do XVIII Fórum Municipal de Planejamento e Orçamento feita pela Secretaria de Planejamento também mostrou os investimentos da administração municipal previstos para o ano de 2011.

Entre os temas destacou-se a questão da relação do aumento populacional com a arrecadação de royalties do município, no que resultou na queda da receita per capita da população. Uma palestra com representantes da empresa Foz do Brasil apresentou o trabalho desenvolvido na área de saneamento.

De acordo com a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, o Fórum tem como objetivo informar, de forma simples, sobre os investimentos feitos pela administração municipal. “Com esta audiência, que é uma exigência da lei de Responsabilidade Fiscal, conseguimos mostrar e exemplificar todas as receitas e despesas do município e como estes recursos são investidos por cada secretaria de governo”, disse.

Ao citar a redução na arrecadação dos royalties, Rosemarie falou também sobre o empenho da Administração em manter a excelência no atendimento dos serviços públicos. “A arrecadação diminuiu e a população mais que dobrou e isso nos dá uma responsabilidade muito grande. Mantivemos os projetos em andamento e investimos muito mais do que a Lei exige na educação e na saúde, por exemplo. A cidade não para de crescer porque está dando certo a nossa forma de administração”, afirmou.

NOVAS OBRAS – Representando a Secretaria de Urbanismo e Obras, o subsecretário Marco Antônio Valdeolivas, apresentou alguns dos projetos que serão iniciados ainda este ano. “Estão previstas, dentre diversas obras, as do quartel do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, escolas no Jardim Mariléa, no Village e em Costazul, entre outras”, anunciou.

SANEAMENTO – Finalizando o Fórum,o gerente de operações da Foz do Brasil, Leonardo Mena Barreto, falou do trabalho da empresa responsável pelo tratamento de esgoto do município, feito por meio da Parceria Público Privada. “Rio das Ostras é um dos poucos municípios que mantém um eficiente sistema de tratamento de esgoto. Desde que começamos a operar, já recebemos mais de 5 mil visitas, principalmente de escolas, para mostrarmos como é nossa atuação e como é o trabalho desenvolvido pelo sistema. Essas visitas dos alunos das redes municipal e particular são muito importante porque eles são os multiplicadores da importância do nosso trabalho. Aqui em Rio das Ostras o investimento em saneamento é feito com responsabilidade”, informou.

Também foram apresentados os percentuais constitucionais de gastos e o que está em execução nas autarquias – Fundação de Cultura e Ipasro – e Câmara Municipal.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.