XV OstrasCycle supera expectativas e recebe 30 mil pessoas
Motociclistas de quase todos os Estados brasileiros e alguns países da América Latina foram as estrelas da festa, que este ano contou com 18 bandas de rock, dois palcos, praça de alimentação e maior área para estacionamento das motos.
Foram cadastrados mais de 550 motoclubes e a rede hoteleira chegou a 97% de taxa de ocupação, o que significa que o OstrasCycle também foi responsável pelo aquecimento da economia neste período de baixa temporada.
“O evento já é realizado fora de feriado e num período de baixa, porque ele já se sustenta. O OstrasCycle é um dos eventos com mais retorno financeiro para o município”, disse Alan Machado, Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras.
Segundo o presidente da Associação dos Motociclistas do Rio de Janeiro (AMO-RJ), Aloisio Braz, o OstrasCycle é o maior evento de motociclistas do Brasil. “Temos muito a comemorar.Sem dúvida nenhuma, este é o maior evento do país”, declarou.
Novidades – A Secretaria de Turismo criou este ano uma praça de alimentação no camping de Costazul. O espaço contou ainda com parquinho para crianças e um palco alternativo, onde shows aconteceram simultaneamente aos do palco principal.
Projetos sociais – Os programas de Geração, Trabalho e Renda, da Secretaria de Bem-Estar Social, de Economia Solidária e das oficinas terapêuticas do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) também expuseram produtos artesanais no OstrasCycle, alguns confeccionados especialmente para o evento, como esculturas de motociclistas em "biscuit".
Marcia Maia, integrante do Economia Solidária, destacou que o mais importante não é a venda, mas a divulgação desses projetos. "Nosso trabalho é todo confeccionado com material natural, reciclado, realizado por pessoas que não têm outras formas de vender seus produtos. É uma proposta de conscientização", disse Márcia.
Homenagens – Na noite de sábado, dia 27, a AMO-RJ e os motoclubes Jaguar do Asfalto e Ostradeiros prestaram homenagens ao neurocirurgião Dr. Aluízio Junior pelos serviços prestados na área de saúde, e ao Motoclube Cruz de Ferro/SP, que compareceu a todos os Encontros de Rio das Ostras.
Shows – O XV OstrasCycle contou com a participação de 18 bandas de rock n´roll, que se revezaram em dois palcos com cerca de 25 apresentações. Os destaques ficaram por conta das apresentações do gaitista Jeferson Gonçalves, da banda cover dos Beatles – Black Bird, e da Faixa Etária e Blues Etílicos.
O XV OstrasCycle terminou na tarde de domingo com gosto de “quero mais”. A 16ª edição já tem data marcada de 24 a 27 de março de 2011, e a Secretaria de Turismo começará desde já a fazer divulgação. “Nós fazemos a divulgação em feiras de turismo, em outros festivais de motociclistas e entre os motoclubes que participam do OstrasCycle todos os anos”, explicou Alan.
FONTE: SECOM – PMRO.