Voluntários coletam lixo no Dia Mundial de Limpeza das Praias

Um grupo de 21 voluntários recolheu cerca de 40 quilos de lixo no Monumento Natural dos Costões Rochosos de Rio das Ostras durante o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que aconteceu no sábado, 16 de setembro.

Organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a coleta começou na Praça da Baleia, em Costazul, e se estendeu por 1.750 metros, da Praia das Areias Negras à Praia da Joana. Neste dia, pessoas em diversos países se dedicaram à mesma tarefa, em prol de uma conscientização mundial de preservação.

Participaram da iniciativa profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, integrantes do Conselho de Municipal de Meio Ambiente, e guardas do Departamento  de Proteção Ambiental da Secretaria de Guarda e Trânsito, além de pessoas da comunidade.

Os lixos mais encontrados foram pontas de cigarro, embalagens plásticas e canudinhos, além de oferendas religiosas com velas. A Secretaria pretende planejar ações para orientar a população a não acender velas em locais próximos à vegetação, o que acarreta risco de incêndios.

– Todos os voluntários que participaram da coleta tinham plena consciência da importância dessa iniciativa. A ação de cada um faz a diferença na preservação – afirma Mônica Linhares, diretora do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Estudantes limpam as praias do Centro – Um grupo de estudantes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança, também participou do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Os alunos coletaram lixo nas praias Boca da Barra, Cemitério, Centro, Bosque e Tartaruga.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.