Videoteca do PURO participa de Mostra de Vídeo Ambiental no Espírito Santo

Filme do acervo ganhou prêmio na 3ª edição da Monvia

 

O curta-metragem de animação, A Garota, do diretor de Belo Horizonte, Fernando Pinheiro, foi o vencedor na categoria Melhor Animação, na 3ª Mostra Nacional de Vídeo Ambiental de Vila Velha, no Espírito Santo, com o Troféu Paulo Cezar Vinha e uma premiação em dinheiro no valor de mil reais. A 3ª MONVIA aconteceu entre 25 e 29 de junho, durante a V Feira da Terra, em Vila Velha. O curta-metragem A Garota, que tem Danilo Pinheiro assinando a animação, já participou de 120 festivais e mostras de cinema em diversos países e soma nove premiações fora do Brasil.

 

O filme foi um dos seis títulos cedidos à curadoria da 3ª Mostra Nacional de Vídeo Ambiental de Vila Velha através de uma parceria entre a Videoteca do Pólo Universitário de Rio das Ostras (PURO) e a 3ª MONVIA.

 

Na parceria foi firmado acordo de circulação e empréstimo de filmes entre as partes e, em novembro, os títulos vencedores da última MONVIA serão exibidos durante a 2ª Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras (www.mfaero.blogspot.com).

 

Filme-depoimento do ambientalista Lutzemberger também ganhou destaque

Dentre os filmes da Videoteca do PURO que também foram exibidos na última MONVIA está Lutzemberger For Ever Gaia. O longa-metragem dirigido por Frank Coe, com animações de Otto Guerra, tem produção gaúcha e integra a terceira edição do Programa DOCTV; iniciativa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC), em parceria com a Fundação Padre Anchieta/TV Cultura e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), com apoio da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD). O documentário apresenta depoimentos de José Lutzenberger – um dos maiores contribuintes para o desenvolvimento de um pensamento ambientalista brasileiro – sobre as questões ambientais na sociedade atual.  

A MONVIA é uma iniciativa da Associação de Cineclubes de Vila Velha, com apoio do Conselho Nacional de Cine Clubes e patrocínio da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Vila Velha – ES.

Videoteca do PURO: Acervo especializado em Cultura e Meio Ambiente

A Videoteca do Pólo Universitário de Rio das Ostras é um dos subprojetos da Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras (MFAERO) e foi implantada em 2007, no PURO, quando da realização da 1ª edição da MFAERO.

 

Com ela está sendo possível disponibilizar um acervo audiovisual especializado nas temáticas Meio Ambiente e Culturas Regionais para estudantes e comunidade de Rio das Ostras e região, que poderão usá-lo para diversas finalidades. Desta forma, estaremos contribuindo para a difusão de materiais que só seriam acessados em seus acervos originais e ainda estimulando as produções regionais de audiovisual.

 

A Videoteca do PURO é um projeto pioneiro, que está criando um grande banco de filmes voltados especificamente para os temas Cultura e Meio Ambiente. Vale ressaltar que com o crescimento de pesquisas em exploração de petróleo na região, surgem estudos também sobre os impactos ambientais e culturais gerados pelo aumento das populações das cidades da Região da Baixada Litorânea, onde está Rio das Ostras, e cursos de especialização em gestão ambiental. Contudo, não existe ainda na região um acervo filmográfico público especializado em Meio Ambiente.

 

Este ano, a Videoteca do PURO realizou sua primeira parceria. Em abril, 24 títulos de seu acervo foram exibidos durante 5a Mostra Cinema Popular Brasileiro. A Mostra Cinema Popular Brasileiro (www.cinemapopularbrasileiro2008.blogspot.com), realizada pelo grupo de mesmo nome na serra de Nova Friburgo (RJ) em seu distrito de São Pedro da Serra, guarda um acervo de filmes de curtas, médias e longas-metragens no Espaço Cultural São Pedro da Serra. Os títulos do acervo somam filmes exibidos ao longo dos cinco anos da Mostra Cinema Popular Brasileiro e conta ainda com produções doadas através do apoio de diversas instituições.

 

Saiba mais sobre a 2ª Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras e sobre o projeto Videoteca do PURO no www.mfaero.blogspot.com.

Veja os vencedores da 3ª MONVIA

Melhor Animação: "A Garota" – Fernando Pinheiro e Danilo Pinheiro

 Melhor Documentário: "Profetas das Chuvas e da Esperança" – Márcia Paraíso – Santa
Catarina

Melhor Vídeo Institucional: "Parque Estadual Corumbiara" – Carlos Levy – Roraima

Melhor Reportagem: "Alguém tem que se responsabilizar" – Ricardo Sá – Vitória/ES

Júri Popular: "Nem um minuto de silêncio" – Brigada de Audiovisual da Via
Campesina – Paraná e São Paulo

Estes vídeos receberão o Troféu Paulo Cezar Vinha e R$ 1.000,00 (Hum
mil reais).

Menção Honrosa

"Velha e o Mar" – Petrus Cariri – Fortaleza/CE

"For Ever Gaia" – Frank Coe e Otto Guerra – Rio Grande do Sul

"Roça Crua" – May Waddington – Maranhão

 

FONTE:

Imprensa BR

Leonor Bianchi

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.