Vandalismo gera prejuízos aos cofres públicos e à população de Rio das Ostras

Prefeitura conta com a ajuda dos moradores, que podem denunciar crimes pelo número de telefone 153

A Prefeitura de Rio das Ostras destina milhões de reais para conserto de patrimônio público depredado por vândalos. Pichações, destruição de parques infantis, roubo de luminárias e refletores, entre outros crimes, vêm ocorrendo na cidade, prejudicando a população e causando prejuízos aos cofres municipais. Em menos de dois anos, já foram gastos pela Prefeitura R$ 2 milhões com reparos causados por vandalismo – dinheiro que deixa de ser investido em obras de infraestrutura e serviços públicos. A Administração Municipal está promovendo ações educativas para crianças e jovens como forma de conscientizá-los sobre a importância de manter o patrimônio que é de todos.

 “A pessoa que comete este tipo de crime não sabe que indiretamente é ela que está pagando o conserto”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Nilton Teixeira.

Ação da Guarda Municipal – A Guarda Municipal destina esforços para combater o vandalismo. Além da atuação dos guardas, as câmeras de segurança também são utilizadas para identificar criminosos e coibir esses atos. Recentemente, a Central de Monitoramento, da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, flagrou jovens pichando o prédio da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras. Eles foram encaminhados pela Guarda Municipal à 128ª Delegacia de Polícia, onde foram autuados. Até o final do ano, a Prefeitura pretende instalar mais 10 câmeras no município.  

Juliano Tavares, estudante da Universidade Federal Fluminense, disse que acha triste ver um local pichado, referindo-se ao muro da instituição de ensino que frequenta. “A pichação não tem nenhum fundo artístico. Se ainda fosse uma arte com grafite, aí sim, valeria a manifestação”, avaliou.     

   O engenheiro Márcio Piratello leva com frequencia os filhos aos parquinhos do município, mas revela que muitas vezes se depara com adultos e adolescentes fazendo mau uso desses espaços. “Os brinquedos são feitos para as crianças. Quando se danifica um parquinho, significa que Rio das Ostras terá menos uma opção de lazer para os nossos filhos. É preciso ter bom senso e também que a população se reeduque”, desabafou o morador.   

Educar para prevenir – A Secretaria de Educação de Rio das Ostras mantém ações educativas para crianças e jovens como forma de prevenção a esse tipo de crime. Os estudantes tomam consciência de seu papel como protetores do patrimônio público e se tornam multiplicadores dessa ideia.

A Prefeitura está começando, nas escolas, uma campanha específica para alertar sobre os prejuízos causados pelo vandalismo à população. 

“Acredito que uma campanha para os adolescentes vai contribuir para diminuir o vandalismo, mas acho mesmo que as pessoas, de uma forma geral, deveriam se conscientizar e preservar aquilo que é nosso, já que o Poder Público está fazendo a parte dele”, declarou o motorista Salatiel Barreto.

A Prefeitura conta com a colaboração da comunidade para reduzir o problema. Para denunciar ações de vândalos, os moradores podem ligar gratuitamente para 153.

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.