Universitários de Rio das Ostras ganham bilhete eletrônico
Receberam o benefício, nesta segunda-feira, 262 alunos de nível Técnico e Superior que estudam fora do Município
A Prefeitura de Rio das Ostras realizou na segunda-feira, dia 22, na Câmara Municipal, a segunda entrega de bilhete eletrônico de passagem para 262 alunos, de nível Técnico e Superior, que estudam fora da cidade. Os estudantes são beneficiados pelo Programa Municipal de Transporte Universitário, gerido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com a ampliação do cadastro, cerca de 1.300 estudantes terão acesso ao benefício.
Receberam o cartão alunos de Rio das Ostras que fizeram o cadastro no Programa até o dia 31 de julho e estudam em Cabo Frio, Campos, Macaé, Nova Friburgo, Niterói e Rio de Janeiro.
A cerimônia de entrega do benefício contou a participação do prefeito Sabino, do presidente da Câmara, Alzenir Pereira Mello; do vereador Misaias Machado; do Chefe de Gabinete, Aldem Vieira; e de diversos secretários municipais.
Para Sabino, o Programa de Transporte Universitário representa o compromisso da Administração Municipal com a formação profissional. “Queremos levar o bilhete eletrônico para 3 mil jovens de Rio das Ostras. Também estamos trabalhando para trazer outras faculdades para a cidade. O importante é que vocês tenham garantido o acesso ao ensino de qualidade”, ressaltou.
“O novo sistema, fruto do convênio da Prefeitura com a Fetranspor, permite a geração de relatórios que mostram como os cartões são utilizados pelos alunos. O bilhete eletrônico beneficia estudantes de todos os turnos, permitindo que usem o transporte no horário que desejarem”, afirmou a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite.
Jerônimo Oliveira, que cursa Engenharia Civil em Macáe, destacou a importância da iniciativa. “O bilhete é importante para todos os universitários da cidade porque representa um investimento na Educação, o que sempre traz excelentes retornos. Estou pensando em meu futuro e a Prefeitura, com este programa, está contribuindo para o futuro dos moradores de Rio das Ostras. Ampliar o conhecimento da população é muito importante”, afirmou.
“O bilhete eletrônico representa uma importante economia. Gasto doze reais por dia com condução para a faculdade. O dinheiro que irei economizar poderei gastar na compra de livros”, disse Caliandra Garcia, aluna do Curso de Enfermagem, também em Macaé.
ECONOMIA PARA O MUNICÍPIO – O bilhete eletrônico beneficia estudantes de cursos de nível superior e alunos de nível técnico de todos os turnos. O novo cartão também irá trazer uma importante economia aos cofres públicos: só são pagas as viagens efetuadas pelos universitários.
Anteriormente a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação alugava ônibus para o deslocamento dos alunos de Rio das Ostras para as cidades vizinhas.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo