Trabalhadores dos Transportes realizam conferência e movimentam Rio das Ostras
Profissionais de vários países também aproveitaram a oportunidade para conhecer melhor os principais pontos turísticos do Município
Mais de 200 delegados de sindicatos ligados a trabalhadores do setor de transportes de vários países estiveram reunidos em Rio das Ostras entre os dias 4 e 8 de novembro, durante a Conferência Interamericana de Trabalhadores em Transportes, organizada pela Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes – ITF. O encontro aconteceu no Hotel Vilarejo. Colômbia, Barbados, Argentina, México, Chile, Trinidad y Tobago, Panamá, Nicarágua, Peru, Paraguai, Uruguai, El Salvador e Guatemala foram alguns dos países representados.
Para o município, o encontro trouxe a possibilidade de uma maior visibilidade no exterior, uma vez que a ITF tem mais de 700 organizações sindicais filiadas em mais de 160 países e aproximadamente 5 milhões de trabalhadores associados em todos os segmentos do transporte, como marítimos, fluviários, portuários, pescadores, rodoviários e ferroviários, entre outros.
Segundo o prefeito Sabino, a oportunidade de apresentar Rio das Ostras para um grupo tão representativo foi muito importante. “É com orgulho que sediamos a Conferência Interamericana de Trabalhadores em Transportes, evento muito importante e que reuniu representantes de vários países. Muitos assuntos de interesse social foram debatidos, entre eles, a questão do transporte urbano”, comentou.
Para a secretária de Turismo do Município, Carla Ennes, receber este tipo de evento também contribui com o turismo da cidade. “Eventos desse porte nos possibilitam mostrar a cidade para pessoas que vão multiplicar a informação em seus países de origem, o que poderá aumentar o fluxo de turistas internacionais em Rio das Ostras”.
O secretário-regional da ITF, Antonio Fritz, fez questão de destacar a receptividade dos riostrenses e o empenho da Administração Municipal para que a conferência fosse realizada com sucesso. Para ele, o momento foi importante, uma vez que a conferência realizada em Rio das Ostras foi a maior na história da ITF e aconteceu em um momento favorável na América Latina, com estabilidade política e crescimento econômico. “O tema transporte também é de suma importância para a região que tem um potencial incrível ainda a ser explorado”, disse Antonio Fritz, completando que a cada dia aumenta a demanda e a necessidade de planejamento do setor, uma vez que Rio das Ostras é uma das cidades que mais crescem no Brasil.
AGRADECIMENTO – Uma comitiva da FNTTAA – Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins esteve reunida com o prefeito Sabino e fez questão de agradecer a receptividade. Os trabalhadores ligados à federação participam de diversos encontros, seminários, congressos e fóruns de discussão, onde são abordadas as principais dificuldades que a categoria profissional passa. Para eles, Rio das Ostras está de parabéns por ter sediado um encontro tão importante.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social