Revisão do Plano Diretor de Rio das Ostras encerra primeira fase de palestras

Tema do encontro foi Sustentabilidade e Mobilidade Urbana

As audiências públicas de palestras para revisão do Plano Diretor, promovidas pela Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Habitação, terminaram nesta quinta-feira, dia 7, na Câmara Municipal encerramento a primeira fase da discussão. Com o tema Sustentabilidade e Mobilidade Urbana, a reunião teve como palestrantes o arquiteto e urbanista, Alberto Bloch, e o engenheiro civil Guilherme Alonso.
O secretário de Planejamento, Urbanismo e Habitação, Mauricio Pinheiro abriu a audiência falando da importância do tema para o desenvolvimento do município. O arquiteto Alberto Bloch defendeu ações que tenham visão de futuro, onde o planejamento e o estudo técnico são fundamentais para garantir a mobilidade urbana da cidade.
Em seu pronunciamento, o engenheiro civil Guilherme Alonso lembrou que em 2000, na primeira gestão do prefeito Sabino, já tinha sido convidado para fazer o estudo e o projeto de mobilidade da cidade e, com isso, o alinhamento da Rodovia Amaral Peixoto que, na época, era dividida por cones e não tinha o canteiro central.
“Mais de 10 anos depois, é claro que temos a necessidade de fazer uma reavaliação de todo o projeto de mobilidade urbana da cidade devido ao crescimento populacional. Quando foi feito pela primeira vez, a cidade tinha cerca de 40 mil habitantes e hoje esse número passa de 120 mil. É importante e fundamental fazermos um novo estudo, avaliando não só essa realidade como também o crescimento futuro, para garantir e projetar uma mobilidade que possa beneficiar toda a população nos seus deslocamentos”, disse.
Segundo o secretário Mauricio Pinheiro, a revisão do Plano Diretor vai iniciar agora uma nova fase. “Chegamos ao final das audiências de palestras, onde procuramos esclarecer à população o que é Plano Diretor e sua importância. Agora começaremos as audiências de debates, também com a participação da população”, declarou.

FONTE:
SECOM – PMRO

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.