Técnicos do Ministério da Previdência Social visitam Rio das Ostras
A reunião aconteceu na sede do OstrasPrev para apresentar o SIPREV, um sistema de gestão de informações sobre servidores ativos, aposentados e pensionistas
Técnicos do Ministério da Previdência Social estiveram nesta terça-feira, dia 14, em Rio das Ostras, para a apresentação do SIPREV – Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Públicos de Previdência Social. A reunião aconteceu na sede do OstrasPrev e contou com a participação do presidente do Rio das Ostras Previdência, Mário Baião, e do contador e gestor dos recursos da previdência municipal, Leonardo Rosa.
O SIPREV é uma ferramenta de gestão com informações de servidores públicos civis e militares, ativos, aposentados, pensionistas e demais dependentes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios que possuem regime próprio de previdência social. Por meio de um sistema totalmente informatizado é possível atualizar informações importantes que garantem uma avaliação atuarial consistente para que os gestores públicos consigam redução de custos, além de acelerar a concessão de benefícios de forma rápida e segura.
Dos 5.564 municípios brasileiros, mais de 300 já fizeram a opção de utilizar o SIPREV. O sistema gerencia informações cadastrais e previdenciárias como vínculos funcionais, tempo de contribuição, aposentadorias adquiridas, cargos e carreiras, além de informações financeiras com destaque para valores de contribuições previdenciárias e de benefícios recebidos. Simulação de aposentadorias e concessão de benefícios também serão disponibilizadas em breve. Pelo SIPREV também é possível consultar a existência de acumulação de cargo no momento da posse de um novo servidor.
A apresentação do SIPREV foi feita pela coordenadora técnica do Ministério da Previdência Social, Cleide Pereira da Costa. Ela destacou a importância de Rio das Ostras lembrando que o município tem possibilidades de ser um polo regional para a implantação do sistema. “Rio das Ostras foi escolhido porque mostrou interesse em conhecer o sistema previdenciário de gestão antes mesmo de uma obrigatoriedade por parte do Governo Federal, desta forma, saiu na frente e pode nos ajudar na divulgação e implantação regional do SIPREV”, comentou Cleide Pereira.
Mário Baião destacou que um novo encontro será realizado com os técnicos do Ministério da Previdência Social no mês de abril, desta vez, com a participação da Secretaria Municipal de Administração. “O SIPREV vai nos proporcionar uma maior integração, além de uma atualização permanente dos dados de nossos beneficiários”, concluiu.
FONTE: SECOM – PMRO.