Teatro Popular de Rio das Ostras apresenta espetáculo gratuito do Jongo da Serrinha
O Ministério da Cultura e a Funarte trazem para Rio das Ostras o espetáculo “Tia Maria – Rainha do Jongo da Serrinha” neste sábado, dia 26, às 19 horas, no palco do Teatro Popular.
A apresentação tem entrada franca e será realizada pelo grupo cultural Jongo da Serrinha, que faz uma linda homenagem a sua matriarca: Maria de Lourdes Mendes, a Tia Maria.
O espetáculo conta a história de vida e a trajetória da Tia Maria desde de suas raízes no jongo e no samba até a fundação da grande escola de samba Império Serrano.
JONGO DA SERRINHA –O grupo Jongo da Serrinha tem como objetivo preservar esse ritmo, considerado como um dos pais do samba. Para isso levou o jongo dos quintais do Morro da Serrinha para os palcos. O grupo também busca a promoção social da comunidade, empreendida por intermédio de iniciativas educacionais da ONG Grupo Cultural Jongo da Serrinha.
Criado por Mestre Darcy Monteiro e Vovó Maria Joana Rezadeira, o Jongo da Serrinha se orgulha pelo registro do jongo junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como o primeiro Bem Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
O JONGO – Originário da região do Congo-Angola, na África, o jongo chegou ao Brasil com os negros da nação banto trazidos como escravos para as fazendas do Vale do Rio Paraíba. Com o fim da escravidão, eles migraram para a capital, o Rio de Janeiro, instalando-se por falta de opção nos morros cariocas. E lá mantiveram seus costumes, entre eles o jongo, cuja tradição era transmitida oralmente de pai para filho e a dança, exclusiva dos mais velhos da comunidade.
SERVIÇO
“Tia Maria – Rainha do Jongo da Serrinha”
Teatro Popular de Rio das Ostras
Avenida Amazonas, s/nº, Centro (rua da Feirinha)
Data: 26 janeiro
Horário: 19 horas
FONTE: ASCOM – PMRO.
Entrada Franca