Teatro: comédia Pretas Por Ter

Comédia ‘Pretas Por Ter’ volta ao Teatro Popular de Rio das Ostras
 ‘Pretas Por Ter’ está de volta a Rio das Ostras e promete arrancar muitas gargalhadas de quem for conferir a performance da Cia. Baiana de Risos. As apresentações serão desta sexta-feira a domingo, dias 18, 19 e 20, às 20h30, no Teatro Popular. Na peça, de forma bem-humorada, são discutidos temas sérios como atitude discriminatória, aspectos da cultura afro-brasileira e conscientização sobre o comportamento dos agentes do preconceito.

O enredo foi construído a partir de pesquisas sobre o comportamento preconceituoso do negro para com o próprio negro. Na peça, dois atores vivem duas professoras negras que entram em conflito numa sala de aula. A história se desenrola no dia em que uma adoece e precisa ser substituída pela outra. Inconformada, a titular decide atrapalhar os planos da substituta e para isso utiliza artimanhas, interferindo o tempo todo na aula.

No elenco da peça, um novo núcleo da Cia. Baiana de Risos, formado por três jovens atores baianos, que dá continuidade ao trabalho da primeira formação. A comédia, que estreou em 2001, já atingiu a marca de mais de 400 mil espectadores em todo Brasil.

A Cia. Baiana de Risos atua dentro e fora do palco, obtendo assim um diferencial da maioria dos espetáculos de comédia. Os atores se consideram cientistas “bisbilhoteiros” que fazem de cada atitude alheia uma fonte de estudo e por isso chegam à cidade uma semana antes das apresentações e vão para a rua fazer um corpo a corpo com a população. O resultado da “bisbilhotice” é apresentado em cena, fazendo com que a platéia reconheça os personagens citados por eles. O texto é de Alberto Damit, que divide a direção com Marco Antonio Lucas.

Serviço:

Teatro Popular de Rio das Ostras
Avenida Amazonas, s/nº – Centro
De 18 a 20 de junho, às 20h30
Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (estudantes e maiores de 65 anos)

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.