Sexualidade e DSTs são abordadas em oficinas do programa Saúde na Escola

Profissionais da Educação e Saúde de Rio das Ostras estiveram em unidade de ensino do Âncora para esclarecer dúvidas dos alunos

Sexualidade, métodos contraceptivos e cuidados para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), incluindo o HIV, foram assuntos tratados durante as oficinas de Saúde e Prevenção realizadas no Âncora. Ao longo de toda quinta-feira, 24, educadores em saúde de Rio das Ostras conduziram dinâmicas e bate-papos envolvendo alunos de 20 turmas dos Anos Finais de Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre José Dilson Dórea.

Quem sentia vergonha de falar em voz alta as suas dúvidas sobre o tema também não deixou de participar. As perguntas podiam ser colocadas em caixa e também eram respondidas. As oficinas integram as ações de prevenção do Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal, que em Rio das Ostras conta com a parceria das secretárias de Saúde e Educação e o apoio do curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Aluna do 6º ano, Rhayssah Harue, de 11 anos, diz que tem um diálogo aberto com seus pais sobre sexualidade. Ainda assim, não se sentia à vontade para fazer algumas perguntas. “Eu tenho vergonha de falar com eles, mas aqui pude esclarecer todas as minhas dúvidas”, conta.

Para Maycon Silva, 16 anos, aluno do 6º ano, a possibilidade de ter as dúvidas esclarecidas por profissionais de educação em saúde é muito importante. “Todo mundo tem sempre alguma pergunta a fazer”, garante ele, lembrando que existem muitos mitos e preconceitos sobre esses temas.

Durante as oficinas, os dinamizadores ainda puderam apresentar o Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente (Nasa), o calendário vacinal e a Caderneta do Adolescente, entre outros serviços. Além de ouvir falar dos métodos contraceptivos, os alunos conheceram métodos contraceptivos, como as camisinhas masculina e feminina, e tiveram acesso a folders informativos.

PROGRAMA – Iniciado em 2013 em Rio das Ostras, o Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. As ações realizadas são divididas nas áreas de Avaliação Clínica e Psicossocial, Promoção e Prevenção à Saúde e Formação dos gestores e das equipes de Educação e Saúde que atuam no PSE.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.