Seminário Saúde da Família teve ampla participação popular
Com as presenças do Prefeito Carlos Augusto, do Presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Afonso, do vereador Rosenildo Corrêa Viana e dos secretários Sérgio Carvalho, de Saúde, e Rosemarie Teixeira, de Planejamento, e da Diretora da Casa de Educação, Edilane Carvalho, o evento foi um exemplo de mobilização social. O prefeito destacou a importância histórica do Seminário, quando Rio das Ostras volta-se definitivamente para um modelo de saúde com base na família. “O Programa Saúde da Família não é apenas mais um programa, e sim uma estratégia de gestão em saúde”, disse Carlos Augusto.
O evento apresentou ao público, em detalhes, o Programa Saúde da Família, respondeu a questionamentos da população e discutiu propostas, em grupo, em torno de quatro grandes temas: Programa Saúde da Família, Agente Comunitário de Saúde, Ações de Saúde Bucal e Vigilância da Saúde.
Representantes de diferentes setores participaram do seminário, como professores e alunos dos cursos de psicologia, enfermagem e serviço social do Pólo Universitário da Universidade Federal Fluminense – UFF em Rio das Ostras. “A Saúde é uma área de atuação dos Assistentes Sociais e a integração do curso com as ações do município é fundamental para a formação dos profissionais”, disse a Coordenadora do Curso de Serviço Social, Nívea Barros. Também marcaram presença as associações e grupos comunitários. “A participação social é muito importante. O munícipe se sente valorizado e ajuda a trazer soluções”, explica Naja Botelho Thomé, Presidente da Associação Cultural Coral Amadeus –ACUCA, e finaliza: “não adianta ficar acomodado, esperando”.
Palestrantes – A Subsecretária Adjunta de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Neuza Moysés, representou o Secretário de Saúde do Estado, Gilson Cantarino, e fez uma apresentação sobre o Sistema Único de Saúde – SUS. Também palestraram a Coordenadora Estadual do Programa Saúde da Família, Terezinha Junqueira; Sônia Alves, Diretora da Escola Técnica em Saúde Izabel dos Santos; e a Coordenadora do Programa de Saúde Bucal Rio de Janeiro, Sônia de Menezes. Os especialistas também participaram das discussões em grupo e elogiaram a iniciativa da Prefeitura.