Seminário abre Curso de Educação Infantil em Rio das Ostras

Os professores da Rede Municipal de Educação de Rio das Ostras estão se qualificando para preparar melhor os alunos para o desafio da aprendizagem.

“O verdadeiro aprendizado é movido pela necessidade de saber e o educador tem o dever de despertar ainda cedo a “sede” de conhecimento nas crianças”, afirmou o doutor em Ciências da Educação, Júlio César Furtado, durante o seminário “Projetos e Práticas Pedagógicas: uma reflexão possível”, que deu início ao curso de Formação em Educação Infantil.

Uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Ministério da Educação, o curso tem 120 horas de duração, incluindo dois seminários de 10 horas cada.  No primeiro seminário, realizado no dia 5 de agosto no Colégio Professora América Abdalla, em Nova Esperança, para cerca de 50 professores, Júlio César apontou as principais diferenças entre a aprendizagem superficial e a aprendizagem significativa.

– A educação de ontem tinha o objetivo de transmitir informações e o único dever do professor era ensinar. Hoje, o professor deve construir competências e lidera os alunos em direção a uma aprendizagem cada vez mais autônoma – descreveu o palestrante.

O professor Júlio César, que também é psicólogo, deu informações sobre como desenvolver um Projeto Educativo. “O objetivo é permitir que muitas pessoas pensem e busquem respostas juntas”, disse. O próximo seminário será dia 21 de outubro, no América Abdalla, com o tema “Literatura também é coisa de criança”. Enquanto isso o curso segue regularmente, com aulas todas as quartas-feiras, das 18 às 22 horas, na Casa da Educação.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.